Uma estratégia de conteúdo de sucesso requer um bom planejamento.
É preciso distribuir o seu material de maneira estruturada para aumentar a audiência e atingir os resultados.
Veja como!
Estratégia de conteúdo para atrair clientes – Você já deve estar cansado de saber que, hoje em dia, é fundamental ter uma presença digital para conseguir vender os seus produtos ou serviços, certo?
Então, nesse artigo, vamos falar sobre a importância de criar conteúdos relevantes para o seu público e sobre estratégias para distribuí-los de maneira eficiente com foco em conversão.
Aqui você vai aprender quais são os conceitos básicos do Marketing de Conteúdo, como criar materiais para cada etapa do funil de vendas e como levar essas informações até os seus clientes.
O que é Marketing de Conteúdo
Antigamente, o Marketing era focado apenas no produto, em vender, Com o passar dos anos as coisas foram mudando e o público começou a entender que é autor dos seus próprios desejos.
Já foi aquele tempo em que a audiência ficava passiva diante de anúncios e de comerciais de TV. As novas gerações querem escolher o conteúdo que mais agrada e, consequentemente, definir de quem consome os produtos ou serviços.
Assim, podemos dizer que o Marketing de Conteúdo nasceu com o objetivo de criar estratégias focadas em engajamento, visando o crescimento da rede de clientes.
Essas estratégias são baseadas em conteúdos de qualidade, relevantes e valiosos para o público. Eles podem ser produzidos em vários formatos, como artigos em blogs, e-books, vídeos, imagens e até emails.
Atualmente, o bom conteúdo não é focado apenas em vender. O seu foco é em gerar leads, aumentar a relevância e a autoridade da marca, aumentar a cultura e o acesso ao produto.
Para isso, é necessário oferecer material rico para a audiência, algo que agregue conhecimento, que responda às dúvidas, que resolva problemas e que ajude de alguma forma. A venda é uma consequência maravilhosa desse processo. É o prêmio final da jornada de compra!
Dessa maneira, o público passa a ter uma visão positiva sobre a sua marca. E as chances desse tipo de cliente se tornar um embaixador do seu negócio, compartilhando o seu conteúdo e validando os benefícios do seu produto são enormes.
Estratégias de Marketing de Conteúdo
Resumidamente, o Marketing de Conteúdo pode ser dividido em cinco etapas principais. Veja quais são.
Planejamento
É importante estabelecer o cronograma das ações, em que momento elas serão executadas e se existe alguma oportunidade sazonal para trabalhar.
Elaboração da Persona
É a persona que vai guiar a estratégia de forma a deixar a mensagem unificada e personalizada. Lembrando que é uma etapa essencial.
Criação de conteúdo
Envolve a produção de imagens, textos, e-books, emails, infográficos e o que mais for relevante para seu público.
Blog posts
O conteúdo do seu blog deve ser interessante, relevante e deve ter um design atrativo. Invista na definição das palavras-chave e não se esqueça dos CTAs para gerar mais tráfego e aumentar o engajamento.
Email marketing
Mantenha um diálogo informal, numa conversa pessoal e mais próxima com o seu cliente. Evite a compra de listas de e-mails, não faça spam e mantenha a opção de descadastramento do mailing.
Vídeo
Existem diversos tipos de conteúdo em vídeo que podem atrair seu consumidor, mas, essencialmente, eles devem ser dinâmicos, de boa qualidade e com uma boa produção para demonstrar autoridade.
E-books
Através da entrega de materiais ricos em informações você consegue trocar o conteúdo pelo contato de pessoas interessadas em seu negócio.
Esses materiais devem ter títulos atrativos, no mínimo seis páginas, ótima diagramação e devem sanar a dor da persona. Ofereça o e-book gratuitamente, porém, opte por criar uma landing page para captação de dados do cliente com o objetivo de alimentar a sua base.
Distribuição de conteúdo
O planejamento de quais canais e ferramentas serão utilizados para divulgar o conteúdo produzido é fundamental. Por isso, é muito importante que você conheça a sua persona profundamente para escolher os locais onde posicionar tudo que produz.
Afinal de contas, não adianta nada fazer os melhores conteúdos se não souber onde divulgar.
Mensuração de resultados
Acompanhar os resultados é uma maneira de adequar as estratégias. É a forma mais eficiente para definir os próximos passos. Assim, você fica de olho no que está funcionando e também ajusta aquilo que não está indo tão bem.
BÔNUS: O conteúdo adequado para cada etapa do funil
O funil de vendas demonstra que apenas uma parcela da audiência passará por todo o processo e chegará, de fato, à compra.
Dessa maneira, devemos usar o conteúdo adequado para cada etapa a fim de otimizar o processo de vendas, pensando em materiais que ajudem no andamento de cada uma das etapas do funil.
Conteúdo para topo do funil
Essa é a fase do aprendizado e da descoberta em que o público está apenas buscando informação.
O objetivo aqui é atrair a atenção. Por isso, o conteúdo deve ter pouca ou nenhuma barreira de consumo e jamais deve ser publicitário.
Alguns exemplos de conteúdo que podem ser produzidos para o topo do funil são posts de blog, vídeos, podcasts e e-books informativos, como guias completos sobre determinado assunto.
Conteúdo para meio do funil
Aqui começa a etapa de reconhecimento e da consideração quando o público já percebeu que tem uma necessidade e está em busca de solução para os seus problemas.
Assim, é possível dificultar um pouco o consumo do conteúdo. Você pode exigir o preenchimento de um formulário com mais campos que transformará o interessado em lead.
Além dos tipos de conteúdos oferecidos na primeira etapa, você pode focar em webinars que, além de ajudarem a sanar dúvidas dos leads, também são uma poderosa maneira de se posicionar como um grande expert na sua área.
Mas, lembre-se: nessa fase foque mais em acabar com as dúvidas, angústias e problemas da sua audiência do que apenas informar.
Conteúdo para fundo do funil
Pronto! Quem seguiu seu conteúdo até aqui, provavelmente, já quer adquirir o seu produto ou serviço.
Os materiais de fundo de funil devem ser abertamente focados na sua marca ou no seu produto.
Depoimentos e cases de clientes são bons exemplos de conteúdos para essa etapa, pois mostram como sua empresa já resolveu problemas semelhantes e pode fazer isso pelo novo cliente também.
Landing pages com ofertas específicas, como descontos, testes do produto, dentre outras, também podem ajudar bastante.
Conteúdo para o pós-venda
Muitas empresas ou marcas pecam nessa fase. Tenha em mente que o pós-venda é a etapa de retenção do cliente.
A intenção aqui é cativar tanto o cliente a ponto que ele volte a fazer negócio e continue comprando aquilo que você oferece.
Gostou? Fica cada vez mais clara a importância do Marketing Digital, né? Que tal compartilhar este artigo para ajudar mais pessoas? Com certeza você tem algum amigo que possa se interessar por esse conteúdo incrível!👇👇
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