A TAXA DE CONVERSÃO é a razão de existir de uma landing page, ela nasce com esse único propósito – converter – e neste post vou falar como otimizar ao máximo a sua para fazer sua taxa de conversão explodir.
Como Criar Uma Landing Page Altamente Eficaz, também vou falar sobre o funil de marketing e onde a Landing Page se encaixa no caminho do seu cliente em potencial. Então, exploraremos os fundamentos principais. Falaremos sobre a Taxa de Atenção, Coerência da Mensagem e chegaremos aos cinco elementos essenciais que toda Landing Page Altamente Persuasiva precisa ter.
Os Cinco Elementos de uma Landing Page:
- 1. Oferta Irresistível
- 2. Imagem Persuasiva
- 3. Características e Benefícios
- 4. Prova Social
- 5. Chamada Magnética
O conteúdo desse post é relevante para qualquer um interessado em marketing digital.
Usar a Landing Page de forma efetiva é um componente essencial para qualquer estratégia de marketing, especialmente quando se busca conseguir o melhor retorno para o seu investimento em anúncios no Facebook, Instagram, twitter ou no Google.
Então, vamos começar!
Aprenda como:
- 1. Criar uma campanha que Gere Resultados
- 2. Manter os Prospects/Clientes em Potencial magnetizados
- 3. Ganhar Confiança e Credibilidade
- 4. Aumentar Suas Conversões
Onde a Landing Page se Encaixa no Funil de Marketing?
O tráfego inicial do seu funil pode vir de várias fontes, por exemplo, Facebook, Twitter, Instagram ou Google Ads. Digamos que você está promovendo uma aula gratuita no Instagram ou o seu e-book no Facebook e quer capturar emails e gerar leads por exemplo.
Landing Page
Tecnicamente, uma Landing Page é qualquer página onde seus prospects “pousam” após clicarem na chamada magnética (ou link) da sua campanha.
Então, a Landing Page está depois do clique. É onde a conversão acontece. E a conversão pode vir de várias formas.
- O prospect pode trocar o seu email por um e-book
- Assinar sua lista de email
- Ou clicar em um botão e comprar alguma coisa.
Em última instância, a conversão é o motivador principal da sua campanha. É o único motivo da sua landing page existir.
Conversão: o objetivo da sua campanha.
Agora que falamos onde as Landing Pages se encaixam no seu funil de marketing, vamos descobrir por que Landing Pages são essenciais.
Maximizar o Tráfego é a Melhor Maneira de Aumentar as Conversões?
Quando você roda uma campanha, seu objetivo na imensa maioria das vezes é converter. Você quer mais conversões, mais downloads de ebooks ou mais vendas do seu produto.
Seu site é meio que pau para toda obra, reúne a maior parte das informações sobre sua empresa e precisa representar bem a sua marca.
Ele tem muito conteúdo para propósitos de SEO, as vezes terá informações sobre a sua equipe, etc. Isso é ótimo para pessoas que querem explorar e descobrir mais sobre sua empresa, porém, se você lança uma campanha e tem apenas um única Chamada Magnética em mente, seu site não vai te ajudar.
A razão é porque seu site está cheio de links para as pessoas explorem, no entanto, ao lançar uma campanha, você não quer que explorem o seu site, e sim que sigam uma única chamada magnética, por isso você precisa de uma Landing Page.
Taxa de Atenção
A taxa de coisas que os prospects podem fazer em uma página VERSUS o número de coisas que você quer que eles façam, é chamada de Taxa de Atenção.
Pense dessa forma, imagine que você está lançando uma campanha para promover um novo serviço para pequenas empresas do seu escritório de contabilidade. O objetivo da sua campanha é fazer que os prospects preencham um formulário e deixem nome telefone e email entre outros dados. O preenchimento do formulário é sua chamada magnética.
Vamos ver como seria se você estivesse mandando prospects para um site genérico.
Neste site você tem sua chamada magnética – o preenchimento do formulário – mas também um monte de menus, e links para redes sociais.
O problema aqui é que os prospects vão ficar distraídos. Eles veem seus links para as redes sociais, clicam no ícone do Facebook, de repente estão no Facebook, já esqueceram completamente sua página e estão olhando outras coisas.
Isso é porque a Taxa de Atenção do seu site é muito alta. Há muitas coisas que os prospects podem fazer versus o que você quer que eles façam.
Querer que seus prospects convertam nesse site é como pedir para eles levarem 5 copos até a cozinha e ainda pedir para amarrarem seus sapatos. Tem tanta coisa acontecendo e a atenção deles é tão baixa, que a chance de executarem a ação que você quer é quase nula.
Se a Taxa de Atenção é baixa, a taxa de conversão é alta. E para suas campanhas a Taxa de Atenção ideal é de 1 para 1.
Isso quer dizer que só deve ter uma coisa que seus prospects possam fazer na página e uma coisa que você quer que eles façam.
Esta Taxa de Atenção de 1 para 1 segura a atenção dos seus prospects e os mantêm focados na Call to Action, aumentando a probabilidade de conversão.
A única maneira de conseguir esse tipo de atenção é criar um espaço dedicado: uma Landing Page.
Como tirar o Máximo de uma Landing Page?
Até agora falamos onde a Landing Page se encaixa no funil de marketing. Falamos sobre a Taxa de Atenção e por que a Landing Page é mais eficiente que o seu site.
Agora nos aprofundaremos mais em como usar as Landing Pages para melhorar suas taxas de conversão. Veja, a Taxa de Atenção é um ótimo começo, mas é só uma parte do caminho.
Com o próximo conceito, Coerência da Mensagem, falaremos como manter seus visitantes mais tempo na página fazendo um exercício de se colocar no lugar deles e imaginar as coisas dessa perspectiva.
Vamos imaginar que você está no Facebook rolando o seu feed e se depara com um anúncio de um óculos de sol feito de madeira.
Você vê e pensa: “nossa, isso é bem legal”. Então, clica no anúncio e é redirecionado a uma página cheia de produtos. Você sai procurando aqueles óculos, mas não consegue achá-los. O que faria depois de alguns segundos?
Clicaria no botão de retornar do seu navegador e continuaria fazendo o que estava fazendo antes.
As expectativas que foram estabelecidas naquela propaganda com os óculos de madeira, não foram entregues após você clicar e chegar na página.
Se você cria uma certa expectativa em seus anúncios, alguém vai clicar e ir até a sua página. Sua mensagem tem que ser coerente.
Mensagem sem coerência
Quando a mensagem do seu anúncio não é compatível com a mensagem da sua Landing Page
O exemplo que usamos até agora é do escritório de contabilidade, então, vamos continuar com ele.
Digamos que você vai rodar um Facebook Ad do seu serviço de contabilidade para pequenas empresas e a copy do seu anúncio diz “Mantenha o controle de suas finanças e faça sua empresa crescer.”
Você quer configurar para que quando o visitante clique no anúncio seja direcionado para a sua Landing Page e veja exatamente a mesma mensagem.
Essa mensagem é o que define o bom clique, e o tempo na página.
Vamos olhar para um exemplo, como isso aconteceria em um Facebook Ads e a compatibilidade com a Landing Page
Esse é um exemplo de Mensagem Coerente:
Landing Page:
Aqui temos um exemplo de ótima Coerência de Mensagem. Os visitantes que clicam no anúncio mantém aquela expectativa e continuam envolvidos na página.
Até aqui falamos sobre como a Landing Page se encaixa no seu funil de marketing, também a Taxa de Atenção e por que é melhor usar a Landing Page no lugar do site. Falamos sobre coerência de Mensagem e como manter seus visitantes magnetizados em sua Landing Page.
Com esses dois conceitos você pode acender o pavio. Agora vamos explorar os cinco elementos essenciais para qualquer Landing Page e aprender como explodir suas conversões.
Os Cinco Elementos de uma Landing Page de Sucesso
Igual a um bolo, que precisa farinha de trigo, água, ovos, óleo e açúcar, há cinco ingredientes importantes para toda Landing Page.
Esses cinco elementos são uma receita que vai te dar uma base sólida para construir uma página que vai capturar e converter o seus visitantes em leads ou clientes.
Os Cinco Elementos de uma Landing Page:
- 1. Oferta Irresistível
- 2. Imagem Persuasiva
- 3. Características e Benefícios
- 4. Prova Social
- 5. Chamada Magnética
1. Oferta Irresistível
O primeiro dos cinco elementos é a sua Oferta Irrestível. Ela é uma afirmação clara que descreve o benefício que você oferece, como solucionar as necessidades dos seus clientes e o que te diferencia da sua concorrência.
Sua IRT não precisa ser uma única afirmação. Pode ser uma narrativa que você desenvolve ao longo da sua copy, mas hoje vamos considerar sua IRT apenas como o título e subtítulo.
Seu título persuasivo é a primeira coisa que as pessoas notam quanto entram na sua página. Então é necessário trabalho duro. Digo, pesado mesmo, horas, até mesmo dias de empenho.
O subtítulo deve passar uma ideia do que esperar em seguida, talvez sobre do que se trata sua chamada magnética e, de fato, seu objetivo fundamental é encorajar os visitantes a rolarem a página mais abaixo para acharem mais informações.
Um ótimo teste para a sua IRT é o teste dos cinco segundos.
Mostre sua Landing Page para alguém por cinco segundos e então esconda. Pergunte se consegue dizer sobre o que se tratava a página. Se conseguir, você está indo bem, pode ir em frente, mas se não rolar, retorne aos trabalhos.
Agora que falamos sobre IRT, vamos olhar para o próximo elemento, a Imagem Persuasiva
2. Imagem Persuasiva
Uma imagem vale mais do que mil palavras especialmente na internet onde a atenção é moeda de troca.
Sua Imagem Persuasiva é uma representação visual do seu produto ou serviço e deve mostrar a sua oferta aos seus visitantes.
Vamos olhar a Imagem Persuasiva no contexto da Landing Page que estamos construindo.
Lembra da contabilidade? Essa imagem contextualiza nossa proposta de ajudar a pequena empresa a crescer e controlar suas finanças. Ela ajuda a reforçar a mensagem e mostra o que queremos vender.
Apesar de pensarmos na sua IRT e na Imagem Persuasiva como dois elementos separados, é importante pensar em como eles devem trabalhar em conjunto.
Agora que falamos sobre IRT e Imagem Persuasiva, vamos aprofundar mais e explorar as Características e Benefícios.
3. Características e Benefícios
Esse é o terceiro elemento essencial no design da sua Landing Page.
Você gerou interesse e manteve as pessoas na sua página. Agora as Características e Benefícios mostrarão aos visitantes aquilo que seu produto tem a oferecer.
- Benefícios: a vantagem do seu produto ou serviço.
- Características: como seu produto ou serviço entrega esses benefícios
Os seres humanos são biologicamente programados com essas oito necessidades:
- Sobrevivência, viver mais tempo e o melhor possível.
- Prazer nos alimentos e bebidas.
- Estar livre do medo, da dor e do perigo.
- Companhia sexual.
- Condição de vida confortável.
- Ser superior, ganhar e se manter no topo.
- Cuidado e proteção de entes queridos.
- Aprovação social.
Nove necessidades (aprendidas) dos seres humanos:
- Estar bem informado.
- Curiosidade.
- Higiene do corpo.
- Eficiência.
- Conveniência.
- Confiabilidade / qualidade.
- Expressão da beleza e estilo.
- Economia / lucro.
- Barganha.
Essas são necessidades humanos primários, que estão inseridas em nosso DNA e que somos biologicamente programados para satisfaze-los.
Se o seu produto satisfaz uma das oito necessidades básicas ou alguma das nove necessidades secundários, você precisa elaborar os benefícios do seu produto para o seu cliente em potencial.
Benefícios são coisas que oferecem valor. E, como a palavra sugere, são coisas que beneficiam diretamente alguém. Um benefício é o mesmo que uma característica? Não! Você deve aprender a diferença.
Uma característica é simplesmente um componente de um produto ou serviço.
Por exemplo:
PRODUTO: Rolls-Royce Phantom Coupé
CARACTERÍSTICAS: Bancos de couro de primeira qualidade
BENEFÍCIO: Conforto e luxo sobre rodas.
CARACTERÍSTICA: Carpete de lã de cordeiro de Wilton.
BENEFÍCIO: Uma rica suavidade sob seus pés e uma elegância exuberante.
CARACTERÍSTICA: 453 cavalos de potência, motor V-12 de 6,75 litros.
BENEFÍCIO: Potência, controle e confiança suprema.
Entendeu? As Características são os atributos. Os benefícios são o que você obtém desses atributos.
Aqui estamos de volta a nossa Landing Page. Reforçamos que nossos visitantes estão no lugar certo com nosso título persuasivo, estabelecemos expectativas para a nossa chamada magnética, encorajamos nossos visitantes rolarem a página mais abaixo com nosso subtítulo e reforçamos o conceito com nossa imagem persuasiva no fundo.
Ao descer a barra de rolagem, devem estar as características e benefícios do seu produto.
Se estiver distribuindo algo, como um ebook, precisará saber e entender as motivações dos seus visitantes, as necessidades que estarão querendo satisfazer.
Até o momento falamos de vários elementos para montar uma Landing Page persuasiva mas ainda falta duas coisas.
Na próxima parte veremos como a prova social pode fazer sua taxa de conversão explodir ganhando a confiança dos seu visitantes.
4. Prova Social
Por mais que você possa pensar que seja digno de confiança e tente convencer seus prospects disso, sua mensagem será muito mais convincente e confiávelse tiver mais alguém para te apoiar.
Seus prospects querem saber se você já tem clientes, quais marcas já trabalharam com você, quem são seus parceiros, etc. É isso que o torna digno de confiança de verdade.
Na sua Landing Page, a Prova Social te ajuda a ganhar confiança e persuadir seus visitantes. Por mais que ache que você é muito convincentee honesto, muitas pessoas estarão incrédulas, e elas não estão erradas.
Na sua Landing Page, a Prova Social é como um selo de aprovação e ajuda a mostrar que você ganhou credibilidade ao longo do tempo.
Prova Social: um selo de aprovação que dá credibilidade para a sua Oferta Irresistível.
Você pode incorporar Prova Social nas sua Landing Page das mais variadas formas.
- Através de citações de clientes que já compraram seu produto ou serviço
- Através de depoimentos em vídeos
- Incorporando avaliações de outros sites sobre sua empresa
A Prova Social que você usa na sua Landing Page deve ser contextualizada, deve se encaixar na sua narrativa. Deve bater com as características, benefícios ou a oferta em particular.
Você precisa usar citações reais de pessoas reais.
Na nossa Landing Page incluímos a Prova Social mais abaixo, ao lado das Características e Benefícios.
Aqui a Prova Social serve para reforçar o fato de que as expectativas que estabelecemos anteriormente são reais.
É muito importante incluir fatos sobre a pessoa que está compartilhando o testemunhal. O nome, a profissão e a empresa para qual trabalha.
5. Chamada Magnética
O último elemento essencial da sua Landing Page é a Chamada Magnética.
É, sem sombra de dúvidas, o elemento mais importante dos cinco, sem ela não tem conversão.
A Chamada Magnética é onde você finalmente pede para os seus prospects fazerem a única coisa que você quer que eles façam depois de todo esse trabalho.
Chamada Magnética – a ação associada ao objetivo da sua campanha.
Se você está, por exemplo, lançando uma campanha para conseguir mais inscritos para sua lista de email, então sua Chamada Magnética seria um formulário e um botão onde você pede aos seus prospects para se inscreverem, tipo, “que me inscrever…”
Para ilustrar o porquê disto ser importante, pense na sua campanha publicitária como se fosse uma maratona. Desde o começo você está tentando descobrir como trazer pessoas para a sua página, mantê-las na página, convencê-las com suas Características, Benefícios e, eventualmente, com sua Prova Social e agora elas estão quase lá.
Se isso fosse uma maratona, este seria o último quilômetro até a linha de chegada.
Se a copy da sua Landing Page fizer bem o trabalho, seus visitantes devem esperar encontrar um formulário na sua página.
Pra maximizar a conversão do seu formulário existem algumas coisas que você pode fazer.
Primeiramente, assegure-se que o formulário esteja destacado na sua página – para que os prospects possam ver com facilidade.
Em segundo lugar, inclua o menor número possível de campos de preenchimento, para conseguir mais conversão.
Por último, use um botão que estabeleça expectativas claras sobre o que acontecerá ao enviarem o formulário. O ideal são textos como ” quero solicitar uma ligação” – ” Quero….”
Sempre tenha botões GRANDES claros e diretos.
Então é isso, com as Chamada Magnéticas, que é o último dos cinco elementos essenciais de uma Landing Page Persuasiva, falamos sobre as bases das páginas de alta conversão.
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