A comunicação persuasiva pode (e deve) ser aplicada na estratégia de conteúdo do Marketing Digital para influenciar pessoas, turbinando suas vendas e transformando clientes em fãs da marca. Saiba mais!
Conheça os 7 pilares da persuasão para vender mais! – A persuasão não é sinônimo de manipulação. Muito pelo contrário. Trata-se de uma ferramenta capaz de criar o ambiente perfeito para venda, porém, dando ao cliente a oportunidade de avaliar se o produto ou serviço é relevante ou não.
Até o final deste artigo você vai aprender o que é persuasão e saber qual é a sua importância no Marketing Digital. Também falaremos sobre os pilares desta técnica e como aplicá-la no seu negócio.
O que é persuasão
A persuasão, segundo o dicionário, é o ato de fazer com que alguém acredite em você ou convencer as pessoas a tomarem uma determinada decisão através de argumentos.
Ela utiliza, então, recursos lógicos, racionais, simbólicos ou subjetivos com o objetivo de induzir alguém a aceitar uma ideia e tomar uma atitude.
Dessa maneira, a persuasão aplicada no conteúdo dentro do Marketing Digital trabalha como um conjunto de habilidades de comunicação que influenciam alguém a executar uma compra ou a se tornar um possível cliente.
A importância da persuasão no Marketing Digital
Toda conversa é baseada em persuasão. Nós sempre tentamos convencer alguém a respeito de alguma coisa. Faz parte da cultura do ser humano.
Quando se trata de vender, essa ferramenta é ainda mais essencial. Pois, além de oferecer um excelente produto ou serviço, você deve induzir o seu cliente a finalizar a compra.
Veja, agora, 4 motivos básicos para usar a persuasão no seu negócio.
- Mostrar o valor de uma oferta: não importa o quanto a sua oferta seja relevante, nada vai adiantar se esse valor não ficar bem claro para os potenciais compradores.
Algumas táticas de convencimento bem aplicadas podem ajudar bastante nisso, como um conteúdo de qualidade e indicações de amigos e conhecidos.
- Se destacar da concorrência: encontrar formas de se destacar em meio à tantas opções é o que vai garantir a sua sobrevivência no mercado.
Muitas empresas se tornam referência não por contarem com os preços mais baixos ou com produtos melhores, mas por serem mais eficazes na arte de convencer pessoas.
- Reverter uma situação complicada: por mais que haja esforço em fazer um trabalho de qualidade, algumas coisas fogem do nosso controle.
Quando o problema envolve um cliente insatisfeito, ser persuasivo ajuda a ganhar a confiança da pessoa novamente.
- Ajudar o cliente a fazer o melhor acordo: enganar o cliente ou fazê-lo comprar algo de que não necessita pode parecer vantajoso no início, mas com o tempo ele deixará de voltar.
Ao usar a persuasão na medida certa para ajudar o cliente a fazer um bom negócio, você conquista um cliente fiel.
Os pilares da persuasão
1 – Atenção
Procure utilizar a controvérsia e a curiosidade para motivar as pessoas a consumirem o seu conteúdo. Capriche nos títulos dos seus textos do blog e nas legendas dos posts para atrair a atenção.
2 – Benefícios
O que seus clientes realmente querem? Quais necessidades seus produtos ou serviços satisfazem? Ao elaborar uma oferta, direcione o foco para os benefícios antes de descrever as características. Desperte o lado emocional e tente demonstrar quais experiências o seu produto promove.
3 – Credibilidade
Apresente os seus conhecimentos na sua área. Seja específico. Revelar alguns de seus pontos fracos e ser humilde pode aumentar a sua credibilidade. Sempre que possível, mostre valide a sua experiência e mostre os seus resultados.
4 – Diferença
Qual é o seu diferencial competitivo? O que te torna único?
Ao vender algum produto, esteja ciente da sua capacidade de prestar apoio aos seus clientes porque hoje em dia não basta apenas vender. É preciso ajudar cada cliente a alcançar o resultado que ele deseja com o seu produto ou serviço.
5 – Prova Social
Seu cliente precisa ver resultados de pesquisa de satisfação e os depoimentos de pessoas que já tiveram resultados com o seu produto ou serviço.
6 – Simplicidade, resultado e valor
O seu produto simplifica as coisas para obter o máximo de resultado? Seres humanos gostam de coisas simples. Informação demais prejudica ao invés de ajudar, pois deixa as pessoas confusas. Simplifique para agregar valor e atingir resultados.
7 – Ação
Sempre inclua um call-to-action nas suas publicações ou até mesmo nos seus vídeos. Torne essa ação fácil de ser executada.
Técnicas de persuasão
Existem algumas técnicas de persuasão que você pode começar a aplicar agora mesmo nos conteúdos da sua empresa. Veja!
Reciprocidade: ao realizar uma venda, você pode facilitar as condições de pagamento, oferecer benefícios adicionais e, de forma geral, agregar valor no negócio. Isso turbina as suas chances de conquistar um fã da marca.
Afeição: observe as características do cliente e tente imitá-las sutilmente. Ele tem uma tom informal? Faça igual. Use emoji? Use também. O foco é encontrar pontos em comum e explorá-los para ganhar a atenção e a confiança do cliente.
Autoridade: assuma o papel de influenciador e garanta impacto sobre as ações e decisões dos clientes. Isso vale para questões racionais quanto para emocionais.
Mantenha postura na hora de se comunicar comunicar e de tratar o cliente para reforçar a autoridade que ele vê em você.
Escassez: a sensação de que estamos prestes a perder algo de valor gera rapidamente uma resposta no cérebro, e nos faz reagir levando em conta mais a emoção do que a razão.
Isso cria a ideia de que recusar a oferta causa a perda de algo muito bom, e faz com que a pessoa finalize rapidamente a compra.
Palavras persuasivas
Use essas palavras na hora de compor os seus emails ou quando for criar títulos e legendas. É sucesso garantido!
- Truque
- Como fazer
- Agora
- Você
- Novo
- Dicas
- Pare
- Grátis
- Comprovado
- Segredos
- Mais
- Sim
- Nunca
- Imagine
- Instantâneo
- Converter
- Fácil
- Garantido
- Agir
- Por que?
A persuasão é técnica e toda técnica é possível de ser treinada ou desenvolvida. Por isso, use nossas dicas para colocar em prática o poder de influência nas suas vendas.
Com certeza, você vai perceber um aumento no faturamento quando começar a convencer pessoas e a induzir que tomem determinadas ações.
Fique sempre atento porque em breve traremos mais conteúdos interessantes. Aproveite para compartilhar este artigo com os amigos que precisam aprender sobre persuasão!
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