Essa estratégia do Marketing Digital é usada com o objetivo de convencer o leitor a executar alguma tarefa específica, como comprar um produto ou preencher um formulário. Saiba mais sobre ela e veja como aplicar no seu negócio!
O termo copywriting foi usado pela primeira vez em 1828 por Noah Webster. Na época, era relacionado a algo original que deveria ser imitado na escrita e na impressão.
Com o passar do tempo, o copywriter ficou conhecido como o profissional que escrevia anúncios para diferenciar do redator de notícias jornalísticas.
Portanto, no século XX, os copywriters eram somente redatores publicitários. E o trabalho desses profissionais ajudou várias marcas a conquistarem fama e muitos milhões de dólares na época.
Com o surgimento da internet e com a popularização dos blogs e das redes sociais, o Marketing Digital se tornou essencial, trazendo com ele novos ares para o copywriting.
Hoje, redação publicitária e copywriting são coisas absolutamente distintas. A primeira estratégia diz respeito à anúncios de venda, enquanto a segunda trabalha fortemente as chamadas para ação (também conhecidas como CTAs).
Na prática, o copywriting é usado para atrair, convencer e até fidelizar o cliente, principalmente, quando o processo de venda se estende por uma jornada persuasiva. Por outro lado, a escrita publicitária funciona melhor para vendas diretas.
O copywriting no Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo busca engajar, atrair, persuadir, influenciar e fidelizar o o cliente através de materiais educativos e de qualidade. Para isso, o copywriting deve ser utilizado com o objetivo de tornar a estratégia mais acertada.
A ideia principal é fazer o consumidor seguir uma jornada, um processo pelo funil de vendas. Assim, ele será conduzido etapa a etapa por meio de conteúdo construído estrategicamente que o levará até a conversão.
A chave para isso dar certo é conhecer a fundo quem consome o seu produto. Dessa forma, fica mais fácil construir uma narrativa para solucionar as dúvidas do cliente da melhor maneira possível.
O copywriting aliado ao Marketing de Conteúdo também é capaz de fazer uma empresa se tornar autoridade em determinado assunto e de validar o negócio como referência no mercado.
Isso garante a confiança e a admiração dos clientes. Sem contar que atrai novos consumidores e favorece o faturamento.
Por que copywriting é importante?
Então, para resumir, podemos dizer que fazer uso da escrita persuasiva é fundamental para qualquer ideia de marketing na internet.
Hoje em dia, não basta ter o melhor produto. É preciso criar um diálogo, apresentar sua marca como a solução que o cliente deseja e convencê-lo de que está fazendo um grande e vantajoso negócio.
Portanto, o copywriting é imprescindível para você se relacionar com o cliente em potencial, manter os fãs da marca e deixar todos motivados a consumir.
Isso acontece porque em cada etapa do funil de vendas, o diálogo com o usuário cria uma identificação e estimula a aproximação. O leitor se sente abraçado, que faz parte do negócio.
Um copy bem construído e focado no público não é uma tarefa fácil, mas existem técnicas e dicas que podem tornar esse processo mais tranquilo.
17 técnicas de copywriting para criar textos que vendem
Agora que você já compreendeu a importância de um bom copy, saiba como utilizar na prática. Veja como aplicar nossas dicas no seu negócio!
1. Escreva de fluida
Um tom de voz mais amigável e próximo do natural pode fazer muita diferença na sua conversão. É uma maneira simples de ganhar a confiança dos clientes. Tente mostrar, detalhadamente, o que o seu produto ou serviço pode fazer por eles ao invés de tentar apenas vender, por exemplo.
2. Faça títulos atraentes
Um bom título é fundamental. Você precisa trabalhar duro em seus headlines. Abuse de listas numéricas e de porcentagens, faça perguntas nos títulos e invista em palavras, como gratuito/grátis, incrível/incríveis, (dicas) matadoras, rápido/rápidas, garantido/garantida, surpreendente, etc.
3. Poste com frequência
Postagens novas e atualizadas regularmente ajudam a aumentar seu tráfego, mas não precisa distribuir conteúdo todo dia. Apenas crie uma consistência que pode ser quinzenal e até mensal. .
4. Seja direto
Tenha cuidado em cumprir a promessa do seu título na primeira linha do post para evitar que o leitor se sinta enganado.
5. Use boas imagens
Insira imagens que complementem seu texto e que transmitam informação além de ajudar a ilustrar o seu ponto de vista.
6. Pense no número de palavras
Posts mais longos são bons, mas nem sempre são ideais para o seu público. Defina uma contagem de palavras que vá desde 300 a 2000, dependendo do tema e do seu objetivo.
7. Formatação do texto
Evite parágrafos muito longos. Trechos mais curtos ajudam a quebrar os blocos de texto e impedem que o leitor se canse do assunto. Inclusive, é mais fácil de ler em razão da nossa escaneabilidade.
Use marcadores, bullets, intertítulos e alinhe seu texto à esquerda. Nada de justificado ou alinhado à direita.
8. Escreva bem e corretamente
A gramática ruim prejudica a imagem do negócio. Se nenhum leitor puder compreender o que está sendo dito, você perdeu tempo e dinheiro.
9. Revise sempre
Não importa quão bom seja um texto, ele irá falhar se houver erros ortográficos ou gramaticais nele. Então, não basta escrever. Tem que revisar com calma.
10. Crie uma CTA clara
É essencial inserir uma frase com orientações claras para o leitor saber o que fazer quando chegar no final do seu texto. Um call-to-action bem elaborado é de extrema importância para o sucesso do seu copy.
11. Fale sobre benefícios
Pense em como o que você faz ou vende pode facilitar a vida do cliente. Como você pode resolver o problema dele. Alterando o foco de características para benefícios existe uma chance maior de converter o lead em venda.
12. Use palavras-chave
Elas são cruciais para que seus artigos sejam exibidos nas primeiras páginas de resultados do Google.
É a maneira certa de fazer seu post se tornar relevante para quem está fazendo a busca.
Para encontrar as palavras-chave certas, lance mão do Google Keyword Planner (grátis) e do SemRush (pago).
13. Mexa com as emoções do cliente
Todo mundo faz buscas na internet com algum sentimento. Portanto, seu trabalho é fazer o cliente ficar feliz por ter encontrado uma solução para o problema dele.
14. Seja honesto
Diga sempre, exatamente, o que o seu produto ou serviço pode oferecer. Concentre-se nos pontos fortes que possui e exponha isso de uma forma franca e sincera para ganhar o respeito do público.
15. Conte histórias (storytelling)
Para envolver o cliente é preciso deixar a parte técnica de lado. Prefira mostrar como o produto funciona, por exemplo, mas faça isso de uma maneira mais envolvente e interessante.
16. Seja persuasivo
Existem alguns princípios psicológicos conhecidos como gatilhos emocionais que podem ser usados para aumentar o seu poder de convencimento. São eles:
- Reciprocidade: se deseja que um consumidor faça algo por você, será preciso entregar algo de valor para ele primeiro;
- Prova social: os depoimentos e cases de sucesso são poderosos para aumentar a credibilidade do seu conteúdo;
- Afeição: tendemos a dar mais atenção e respeito ao vendedor que vive ou já viveu um problema semelhante ao nosso;
- Autoridade: as pessoas costumam respeitar mais aqueles que julgam como superiores em um determinado assunto, por exemplo;
- Escassez: quando nos damos conta da possibilidade de perder algo e aguçamos nosso desejo a fim de nos livrarmos da sensação de perda.
17. Leia livros
Há excelentes materiais em inglês e em português sobre copywriting que você pode acessar gratuitamente na internet. Porém, os livros específicos sobre essa arte de escrever textos que vendem trazem informações mais completas. Invista!
Com certeza todas essas dicas de copywriting e dados sobre Marketing Digital vão ajudar você a produzir conteúdo de qualidade para atrair o público certo para o seu negócio.
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