Veja como os influenciadores podem ajudar você a aumentar as vendas de seus produtos e serviços!
O Marketing de Influência nasceu no século 19, nos Estados Unidos, quando algumas marcas começaram a contratar pessoas famosas para fazerem as campanhas publicitárias de seus produtos com o intuito de validarem seus negócios e de influenciarem o público.
Um dos precursores dessa modalidade de marketing foi o comediante Fatty Arbuckle. Em 1905, ele fazia as propagandas de cigarros da Murad Cigarettes.
Por sua vez, em 1931, a Coca-Cola criou um influenciador artificial: o Papai-Noel vestido de vermelho e branco.
Foi em 1940 que um sociólogo chamado Paul Lazarsfeld afirmou que as pessoas tinham necessidade de seguir líderes de opinião.
A partir da década de 50, os publicitários começaram a mudar um pouco o formato das campanhas. Ao invés de focarem apenas em detalhar as características dos produtos e serviços, apostaram em uma abordagem através da qual mostravam como eles poderiam ser úteis na vida das pessoas.
Ao longo do século XX, muitos estudos surgiram com o objetivo de analisar como o ser humano era influenciado e quais os comportamentos de compra existentes na época.
Em 1955, Lazarsfeld e Katz concluíram que as pessoas tinham certa tendência a seguir os líderes que tinham certa semelhança de atuação ou de personalidade. Eles denominaram essa atividade de influência pessoal.
Já Stanley Milgram publicou o livro Seis Graus de Separação, em 1990, que ajudou a fomentar o conceito de redes sociais e a desenvolver o poder da influência.
Segundo o autor, qualquer pessoa está a, no máximo, seis contatos de distância de qualquer outra pessoa do planeta.
Por exemplo, o entregador de pizza que atendeu você ontem, conhece alguém, que conhece alguém, que conhece alguém, que conhece a Xuxa. De qualquer pessoa a qualquer pessoa na Terra há seis níveis de separação.
Tudo isso que mencionamos acima aconteceu antes do surgimento da internet. Muitas outras pesquisas foram feitas antes da criação das redes sociais e da descentralização da comunicação.
Hoje, os influenciadores digitais, como os blogueiros, instagramers, youtubers e tiktokers transformam o Marketing Digital constantemente.
E por que os influencers fazem tanto sucesso?
Porque estão presentes em plataformas que recebem milhares de visitas de brasileiros todos os dias, como o YouTube e o Instagram.
Mais de 95% da população que usa a internet assiste a vídeos no Youtube. Inclusive, muitos preferem essa rede de streaming do que a Netflix, por exemplo.
O Instagram não fica muito atrás. Cerca de 63% dos brasileiros acessam a rede várias vezes ao dia.
A conclusão é simples: se os maiores influenciadores do país são mais ativos nas plataformas onde os brasileiros gastam mais tempo, é óbvio que eles tenham tanta audiência.
Outro motivo é que pessoas “comuns” dão mais credibilidade ao produto ou serviço. Afinal de contas, os influenciadores estão mais próximos da vida real da maioria das pessoas. É possível até encontrar algum fazendo compra no mercado.
Por que investir em Marketing de Influência?
São inúmeros os motivos que podemos listar para afirmar que essa estratégia vale a pena. Confira agora os principais deles.
- Acessibilidade: você não precisa gastar rios de dinheiro para encontrar um influenciador adequado ao seu nicho ou segmento. Inclusive, não é necessário contratar uma agência para esse tipo de serviço (apesar de ser mais prático). Você consegue entrar em contato diretamente com o influencer.
Eles costumam trabalhar com formas de negociação variadas. Então, encontre aquele que se encaixa melhor com seu público e com o seu orçamento.
- Resultados reais: esse método pode trazer clientes mais qualificados e propensos a consumirem sua marca, gerando muito mais receita com baixo investimento.
- Busca Orgânica x Marketing de Influência: o Marketing de Influência é visto como um canal de rápido crescimento e de maior rentabilidade em comparação com a busca orgânica e o email.
- Confiança: a sensação de proximidade que os seguidores têm com os seus influenciadores faz com que tornem determinadas marcas e produtos mais confiáveis.
- Alcança o público certo: impactar pessoas que já estão interessadas no nicho que a sua empresa atua é um caminho mais fácil para que leitores e seguidores conheçam e interajam organicamente com o seu conteúdo.
- Potencializa a imagem da marca: quem busca reconhecimento ou quer ficar mais próximo de iniciativas relevantes para a marca, encontra no Marketing de Influência um caminho fácil para fortalecer a imagem, os valores e a história.
- Enriquece a estratégia: marcas que compartilham materiais de influenciadores ganham uma mãozinha extra para aumentar as divulgações. No entanto, é fundamental que a construção do conteúdo seja feita pelo influenciador para a abordagem seguir autêntica, original e de acordo com a linha adotada por ele.
- Decisão de compra: a opinião de pessoas que têm afinidade com o assunto ou serviço são essenciais para definir qual produto escolher. Por isso, a divulgação feita por produtores de conteúdo tem alto potencial para vender e fidelizar clientes.
- Constrói parcerias de resultados: os resultados de uma parceria bem alinhada com influencers são ótimos para todos os envolvidos, mas, principalmente, para os clientes.
- Diferentes formatos: existem vários formatos para contratar um influenciador digital, como publipost, parcerias e campanhas.
No publipost, a divulgação é paga e, geralmente, o conteúdo deve vir sinalizado.
Na parceria, o produtor de conteúdo recebe a encomenda ou amostra e, em troca, divulga a sua opinião nas redes sociais. Ou seja, faz um jabá em nome da marca.
Por fim, em uma campanha, o influenciador faz algo criativo, diferente e inovador para estimular o engajamento dos seguidores.
Como aplicar o Marketing de Influência em seu negócio
1. Tenha objetivos claros;
2. Conheça seu público;
3. Encontre os influenciadores corretos;
4. Planeje suas ações em conjunto com os influenciadores;
5. Não escolha o influenciador somente pelo número de seguidores;
6. Defina uma estrutura para a parceria;
7. Respeite a liberdade criativa do influenciador.
Como vimos, esse tipo de marketing traz apenas vantagens, não é mesmo? Por ser algo, relativamente, novo e rentável, vale a pena investir. Já que não demanda muito gasto financeiro e costuma gerar bons resultados. Pode Apostar!
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