Você sabe o que é Marketing Sensorial?

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Escrito por ejso

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Você sabe o que é Marketing Sensorial?

Marketing Sensorial significa, basicamente, usar os cinco sentidos para atrair e fidelizar os clientes. Saiba mais e veja como aplicar no seu negócio.

Você sabe o que é Marketing Sensorial? – Essa estratégia de Marketing Sensorial, quando bem aplicada, é capaz de estimular os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) dos clientes para criar uma atmosfera perfeita que desperta a atenção e o interesse.

Na prática, todos os sentidos podem ser estimulados em conjunto para despertar aquela sensação de necessidade de compra, promovendo bem-estar, desejo e o impulso.

Porém, também é possível escolher aqueles que fazem mais sentido para o seu negócio e utilizá-los na sua estratégia, percorrendo toda a jornada de venda.

Para os donos de e-commerce, por exemplo, não há razão para investir no tato, no olfato e no paladar. Por isso, prefira sempre adequar os sentidos que têm mais aderência com o seu negócio.

Para compreender melhor como o Marketing Sensorial funciona, devemos explicar os efeitos dele em cada sentido. Acompanhe!

Você sabe o que é Marketing Sensorial?

O olfato no Marketing Sensorial

É muito comum a utilização de cheiros nessa estratégia, pois eles remetem facilmente à lembranças.

Marcas de alimentos e empresas que trabalham com oferta comida costumam fazer bom uso dos aromas para despertar a atenção nos clientes.

Mas, se você pensa que apenas empresas do ramo alimentício podem brincar com os cheiros, está muito enganado. A Melissa e a MMartan são campeãs nessa área.

O paladar no Marketing Sensorial

Sabia que até aquele cafezinho que você disponibiliza na recepção é uma estratégia de Marketing Sensorial?

Por isso, tente se destacar da concorrência. Use a criatividade para fazer da sua sala de espera ou do seu escritório uma experiência agradável que deixará marcas positivas na memória dos clientes.

A visão no Marketing Sensorial

Já sabemos que a identidade visual de um negócio ou de uma marca é essencial para cativar o público e gerar um rápido reconhecimento por parte dele.

Dessa maneira, é muito importante trabalhar com uma unidade na sua vitrine, na decoração e na disposição dos móveis para provocar diversas sensações de estímulo de compra.

O tato no Marketing Sensorial

O contato real com o produto faz toda diferença. Sentir o tecido de uma roupa, experimentar a maquiagem na própria pele, entrar em um veículo e tocar no volante são exemplos de ações que são desenvolvidas justamente para aguçar o estímulo do tato e dar um gostinho daquele produto para o cliente.

A audição no Marketing Sensorial

Criar uma atmosfera auditiva é uma ótima maneira de atrair e de fidelizar clientes. Por isso, aposte em playlists pensando no seu público.

Se você tem uma loja física, estude com cuidado como dispor as caixas de som com o objetivo de promover uma experiência única!

Você sabe o que é Marketing Sensorial?
Você sabe o que é Marketing Sensorial?

Exemplos de bom uso do Marketing Sensorial

Nutty Bavarian

A empresa é especialista em usar o olfato a seu favor. Para proporcionar uma experiência sensorial ao seu público, a Nutty Bavarian não utiliza essências ou aromas especiais.

O cheirinho maravilhoso que exala dos seus quiosques é nada mais, nada menos do que as próprias castanhas saindo do forno.

Lacoste

Para atrair o consumidor para suas lojas, a empresa aposta em um ambiente mais descontraído, com uma decoração que substitui os tradicionais manequins, dando lugar a painéis magnéticos, araras giratórias, adesivos coloridos no piso, equipamentos eletrônicos, etc.

Apple

Quer aprender como usar os sentidos de uma forma incrível? Visite uma loja da Apple.

Ela oferece produtos com um design fino e elegante, conquistando os clientes pela visão. Também aplica aromas estratégicos que ajudam a identificar os itens. E, para finalizar, investem em dispositivos vibratórios que facilitam a vida de quem tem deficiência visual.

Dunkin’ Donuts

A marca já chegou a instalar nos ônibus de Seul um dispensador de aroma com o cheiro dos seus cafés.

Todas as vezes que tocava alguma propaganda da marca na rádio do ônibus, o dispensador era acionado, despertando o olfato das pessoas.

Elas eram instigadas e começavam a desejar o produto por criar uma conexão forte com os quitutes oferecidos nas lojas.

Obviamente, as vendas cresceram mais de 30%. É genial, né?

Você sabe o que é Marketing Sensorial?

Bônus: como aplicar o Marketing Sensorial em negócios online?

Nós falamos bastante sobre a aplicação do Marketing Sensorial em lojas físicas. Veja, agora, como é possível fazer uso da estratégia no meio digital também.

Certamente, o desafio é muito maior quando seu público não consegue sentir ou trocar o produto. Mas algumas ações práticas podem ajudar, e muito, nesse processo.

Preste bastante atenção nos quatro pontos abaixo para conseguir aplicar as dicas e sugestões de uma forma prática.

Afinal de contas, o Marketing Sensorial se refere à experiências. Isso significa que você consegue estimular os sentidos dos seus clientes mesmo à distância.

Para facilitar esse processo, saiba, primeiramente, quem é a sua persona, entenda como a sua marca pode e os seus produtos ou serviços podem solucionar problemas e sanar as dúvidas.

Com essas informações bem claras, tudo fica muito mais assertivo, tornando a aplicação do Marketing Sensorial em ambientes digitais cada vez mais fluida.

Você possui uma loja online ou comercializa seus produtos através das redes sociais? Ótimo! Use e abuse das dicas abaixo.

  1. Faça descrições detalhadas sobre o produto, com textos elaborados e criativos que consigam fazer o cliente imaginar a experiência;
  2. Invista no sentido da visão. Imagens bem produzidas e vídeos que tragam o produto em suas melhores condições e ângulos também podem estimular a compra;
  3. Considere a experiência do usuário. O e-commerce precisa ter um carregamento rápido, a facilidade de compra e pagamento é essencial e o layout precisa ser construído a partir do branding visual da empresa;
  4. Aposte em atendimento humanizado. A pessoa pode não ouvir a voz do atendente, mas ela precisa ser cativada e, se for o caso, recursos de voz podem ser acionados.
Você sabe o que é Marketing Sensorial?
Você sabe o que é Marketing Sensorial?

Se você chegou até aqui, com certeza, já sabe mais sobre Marketing Sensorial e aprendeu como usar a estratégia tanto em lojas físicas quanto em negócios digitais, certo?

Então, compartilhe 👇👇 essas informações com os amigos 👯‍♂️👯‍♀️e fique por dentro dos próximos artigos. Aqui tem sempre material de qualidade para você!

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