O que faz um social media?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por ejso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 15.000 pessoas

100% livre de spam.
O que faz um social media?

Essa é uma profissão nova no mercado que vem ganhando cada vez mais relevância no Marketing Digital. O social media é quem conecta a marca com a sua audiência através das plataformas online. Veja!

O que faz um social media? – Estamos passando por um período de avanços gigantescos no universo digital e percebemos a necessidade de estarmos sempre conectados com a nossa audiência.

Seja para vender produtos e serviços ou apenas para manter um relacionamento mais próximo com os clientes.

Nesse cenário, um profissional dedicado para compreender e acompanhar esse movimento é essencial. 

Uma vez que é praticamente impossível pensarmos em uma marca que não possua canais de comunicação nas mídias sociais.

Seja um perfil no Facebook, no Instagram, no Twitter, no LinkedIn ou um blog, as empresas precisam estar presentes para observar o que é dito sobre elas e influenciar na tomada de decisão dos consumidores.

Sendo assim, o social media é o profissional estratégico que atua na elaboração de mecanismos e ferramentas que aproximam o negócio dos seguidores, consumidores e potenciais clientes.

Continue lendo para compreender melhor esse conceito e saiba quais são as habilidades procuradas em um excelente social media.

O que faz um social media?
O que faz um social media ?

O que é social media

Também conhecido como Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão de uma ou de várias plataformas digitais, como sites, blogs e redes sociais propriamente ditas.

Por mais que a profissão tenha como base a publicação de posts e o relacionamento com usuários, existe um universo gigantesco de tarefas e de responsabilidades que além da internet.

A maioria envolve análises estratégicas e muita pesquisa. Por isso é tão importante entender a fundo o que faz esse profissional antes de contratar um ou de querer trabalhar com isso.

Muita gente acha que o trabalho de um social media é simples e que pode ser feito por qualquer pessoa que saiba mexer no Instagram ou no Facebook.

Porém, a principal responsabilidade de um social media é passar para o público a essência de uma marca. Os conteúdos, assim como a oferta do serviço ou produto são resultados de estratégia criada com o propósito de atingir e qualificar a audiência.

O que faz um social media?
O que faz um social media?

O que faz um social media

Se você pensa que a função desse profissional é só postar nas redes sociais, está muito enganado.

A publicação de conteúdo é apenas uma das várias responsabilidades do social media. Abaixo, listamos as principais tarefas que fazem parte do dia a dia dele para ajudar você a visualizar, na prática, como funciona o trabalho.

  • Planejamento

Ele analisa e desenvolve as estratégias da marca, levando em consideração a persona, os concorrentes e os números internos, seguidos de todo o posicionamento e as diretrizes que serão seguidas nas redes sociais.

Assim, fica mais fácil na hora de desenvolver o branding, criar a identidade visual, estabelecer regras para realizar o diálogo com os seguidores e fazer todas as outras definições necessárias para dar início à execução.

Quando um post é criado, ele está alinhado a uma série de diretrizes que foram concebidas após muita pesquisa e análise de dados.

Então, podemos dizer que o conteúdo é resultado de uma base sólida construída após entender qual é a personalidade da minha marca, como ela vai conversar com o público, como serão escolhidas as melhores imagens e quais serão as interferências do design.

Nessa etapa entra a criação do calendário editorial que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Ele facilita na hora publicar os conteúdos a partir dos melhores dias e horários da página.

  • Relatórios

O social media também é movido por números. Dessa maneira, é importante estabelecer um período regular para a elaboração e análise de relatórios.

Nos documentos devem constar  várias métricas, como alcance, engajamento, comentários, curtidas, seguidores, directs e informações sobre gênero, cidade e idade do público.

Além de expor os números, o profissional deve fazer uma análise dos resultados. Está ruim? O que fazer para melhorar? Se está tudo ok, como crescer no período seguinte?

Hoje em dia, os canais de mídias sociais são vistos como uma das principais plataformas de atendimento. E quando não existe devido investimento na área, as reclamações sobre uma marca podem se transformar em um completo caos.

É preciso visualizar as redes sociais como os cartões de visita de qualquer negócio. Mais do que uma simples página na internet, existem pessoas reais que prezam por um bom atendimento e transparência, assim como na vida real.

O que faz um social media?
O que faz um social media?

Mercado de atuação do social media

Quer trabalhar com isso? Felizmente, essa área não se resume apenas em instituições corporativas grandes ou pequenas.

Muito pelo contrário! Esse profissional também pode trabalhar em agências de publicidade, agências digitais ou até mesmo atuar como freelancer.

É importante destacar que, apesar de ser uma atividade em ascensão, é também um segmento muito concorrido. Por isso, não se acomode! Mantenha-se sempre atualizado!

Facilitar a comunicação entre clientes e empresa, construir relacionamentos mais sólidos com a marca, disponibilizar conteúdos relevantes, criar estratégias promocionais criativas e aumentar a credibilidade e visibilidade da empresa na web são funções importantíssimas que exigem muito trabalho, dedicação e responsabilidade!

Viu só? O social media é um profissional estratégico que pode trazer muitos resultados positivos para a sua marca ou empresa.

E se você está pensando em atuar como um, lembre-se de que é um mercado concorrido, então, é preciso se destacar para ser um excelente profissional, ok?

Ah! Aproveite para compartilhar esse artigo com alguém que achava que social media era só alguém que fazia postzinho no Instagram. Com certeza ele também vai se surpreender!

 54 Formas de Ganhar Dinheiro na Internet

Baixe agora GRÁTIS este maravilhoso Ebook, 54 dicas para você mudar sua vida.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 15.000 pessoas

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Atenção, não deixe de baixar nosso Ebook "GRÁTIS"

Coloque o seu nome e email e baixe o meu eBook "54 Formas de Ganhar Dinheiro na Internet"

Seus dados 100% protegidos