O que é Buyer Persona e como criar a sua

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por ejso

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O que é Buyer Persona e como criar a sua

No Marketing Digital, a buyer persona é a base do seu negócio. Uma espécie de personagem criada com a ajuda de dados de clientes reais. Saiba mais sobre ela e crie a sua!

O que é Buyer Persona e como criar a sua – Podemos afirmar que a Buyer Persona é aquela pessoa que representa o cliente ideal de uma marca. Também é conhecida como Persona ou Avatar.

O objetivo é possuir até três perfis completos criados com as principais características dos clientes da empresa ou do negócio para direcionar todas as estratégias de Marketing Digital.

Assim, a marca fica mais alinhada com os desejos dos usuários e consegue atender às demandas de uma maneira mais assertiva.

A seguir, vamos explicar certinho qual o conceito de Buyer Persona, qual a sua importância e como criar uma hoje mesmo. Vamos lá?

O que é Buyer Persona e como criar a sua
O que é Buyer Persona e como criar a sua

Buyer Persona conceito

A ideia nasceu em 1983 através de Alan Cooper, um designer e programador de softwares, quando estava desenvolvendo um sistema de gerenciamento de projetos.

Com o objetivo de compreender melhor quais eram as necessidades dos gestores de projetos na época, Cooper entrevistou a Kathy. Ela foi denominada, então, de Persona Primitiva. 

Ao perceber que, com uma pessoa em mente, conseguia desenvolver seu trabalho de uma forma mais eficiente, ele entendeu que poderia responder às dúvidas e resolver questões complexas dos usuários por meio de um determinado design e uma interação que atendiam o público integralmente.

Dessa maneira, Cooper formalizou o método de entrevistas para detecção de personas e incorporou isso nos seus processos de design.

Com o passar do tempo, as personas chegaram ao Marketing Digital e, hoje, são fundamentais para o planejamento das marcas que constroem suas estratégias com foco no consumidor.

O que é Buyer Persona e como criar a sua
O que é Buyer Persona e como criar a sua

Exemplo de Buyer Persona

Para definir sua persona, leve em consideração essas informações detalhadas:

Valéria, 40 anos, é viciada em trabalho, solteira e coordena o departamento de Recursos Humanos de uma grande empresa..

Possui um perfil extremamente analítico e focado em números. Está sempre em busca de novos conhecimentos na internet, mesmo não tendo muito tempo disponível.

Ela deseja melhorar o processo de recrutamento e seleção para otimizar o tempo e garantir melhores resultados para o negócio.

As dificuldades que ela enfrenta estão relacionadas ao baixo orçamento para investir em novos sistemas, o excesso de trabalho e a dificuldade de gerenciamento de tempo.

Com essas informações você consegue até “enxergar” a Valéria, não é mesmo? Veja agora a diferença entre Persona e público-alvo para deixar tudo ainda mais claro!

O que é Buyer Persona e como criar a sua
O que é Buyer Persona e como criar a sua

Persona X público-alvo

O público-alvo é a definição de um segmento de pessoas com características em comum que a marca escolhe para direcionar suas campanhas e anúncios. É algo mais genérico.

Já a Buyer Persona é a definição do perfil de uma pessoa com a qual a marca precisa saber interagir para criar uma relação de proximidade.

No Marketing Digital você pode usar as duas ferramentas em conjunto para direcionar a sua estratégia.

Por que devo criar uma Buyer Persona?

Veja agora os 6 motivos principais para criar sua Persona hoje mesmo!

  • Aprofunda o conhecimento sobre o público

Como é o dia a dia do seu cliente, quais as dúvidas que passam pela cabeça dele, com o que ele sonha? É respondendo à essas perguntas que você vai conseguir encantar o seu público certo.

Vá fundo no perfil dos usuários para compreender as suas complexidades e diferenças.

  • Transmite o valor do seu produto

Com a persona criada, você consegue entender qual o espaço que o seu produto ocupa na vida do cliente e mostra, adequadamente, o valor que ele tem.

  • Define melhor os canais de comunicação

Você deve estar onde sua persona está. Não adianta produzir e distribuir conteúdo de qualidade nos canais errados.

  • Direcionamento das pautas

O conteúdo deve ser pensado com foco nas personas para resolver as dores dela ao longo da jornada de compra e para guiar os consumidores do topo até o fundo do funil de vendas.

  • Melhor linguagem e tom de voz

Você precisa se comunicar da melhor forma com as pessoas que pretendem consumir a sua marca ou contratar o seu serviço. Um tom de voz formal demais, com certeza, vai afastar um público jovem e descolado, por exemplo.

  • Otimiza a experiência do usuário

As personas ajudam a entender até como o usuário interage com o seu blog ou site, sabia? Dessa maneira, os designers conseguem desenvolver layouts e ações com a intenção de oferecer a melhor experiência para quem acessa o seu domínio.

O que é Buyer Persona e como criar a sua

Como criar a Buyer Persona

A criação de uma persona leva em consideração dados verídicos de clientes reais, portanto, siga esses dois passos para definir a sua. 

1. Entrevistas

  • Com o time de vendas e atendimento: colaboradores do time de vendas e de atendimento estão em contato direto com o público, por isso, podem dizer quais são as principais dúvidas, necessidades, objeções de compra e dificuldades dos clientes.
  • Com a base de clientes: estruture perguntas relevantes para a sua estratégia de Marketing Digital para ajudar você a construir sua persona. Saber quais são os interesses, hobbies, desafios pessoais e profissionais, marcas de referência e os canais onde seu público busca e consome informação na rede, por exemplo, podem ajudar bastante na sua estratégia.

2. Análise de dados

No Google Analytics e no Facebook Insights você encontra informações valiosas sobre o seu público que podem contribuir (e muito) com o processo de criação de persona. Características, como gênero, idade e localização direcionam estratégias de conteúdo.

Através dessas plataformas, é possível também visualizar quais os posts que fazem mais sucesso e que promovem mais engajamento.

Analise o que seus seguidores publicam, sobre o que conversam nas redes sociais, quais tipos e formatos de conteúdos consomem, etc.

Anote e organize todas as informações que conseguir captar. Dessa maneira, alguns padrões de consumo e de comportamento vão ficar mais claros e ajudarão a desenhar seus próximos passos.

Quantas personas devem ser criadas? Não existe uma quantidade certa, porém, em média, as empresas começam com 3 personas. Elas devem possuir três tipos de necessidades diferentes e perfis variados.

Bônus: 21 perguntas que você deve fazer para criar persona

  1. Qual a idade?
  2. Qual o nível de escolaridade?
  3. Qual a ocupação? Trabalha, estuda, ajuda em casa?
  4. Qual a renda média mensal?
  5. Qual o estado civil?
  6. Tem filhos?
  7. Onde mora?
  8. Com quem mora?
  9. Mora em área urbana ou rural?
  10. Quais são os principais objetivos, desejos, ambições, medos e desafios?
  11. Por quais assuntos mais se interessa?
  12. Quais são as principais fontes de informação?
  13. Quais as redes sociais favoritas?
  14. O que faz nas horas vagas?
  15. Quem considera como um influenciador nas decisões de compra?
  16. Quais meios de comunicação acessa antes de decidir uma compra?
  17. O que fez escolher a minha empresa?
  18. Qual problema que o levou a procurar os meus produtos ou serviços?
  19. Quais benefícios os produtos e serviços oferecem?
  20. Como ficou sabendo da nossa empresa?
  21. Com que frequência utiliza os nossos produtos ou serviços?

Agora você está pronto para colocar nossas dicas em prática. Mãos à obra

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