A psicologia das cores no Marketing Digital

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por ejso

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A psicologia das cores no Marketing Digital

Saiba como as cores podem influenciar as emoções, sentimentos e desejos dos seus clientes para otimizar suas vendas!

A psicologia das cores no Marketing Digital – Não é novidade nenhuma que as cores são fundamentais para o sucesso de qualquer design.

Afinal de contas, elas provocam nossa mente e podem influenciar as nossas escolhas porque nosso cérebro está sempre programado para consumir e processar essas informações visuais muito rapidamente.

No Marketing Digital não é diferente. Estudos revelam que as cores primárias e secundárias, como amarelo, vermelho, laranja e verde geram mais conversões quando são aplicadas em botões de chamadas de ação (CTA).

Já o preto, o cinza-escuro, o marrom e o roxo costumam não trazer bons resultados, por exemplo.

Segundo o psicólogo Robert Plutchik, existem oito emoções primárias: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria. Elas estão ligadas a determinadas cores.

Vale destacar que cada cor carrega aspectos positivos e negativos em suas variações de tom. 

Assim, escolher cores erradas para sua marca, conteúdo ou anúncio pode ser muito prejudicial.

Então, sabendo disso, aplique a Psicologia das Cores em seus projetos e negócios para turbinar o seu faturamento.

A seguir, vamos explicar os efeitos que as principais cores provocam no cérebro dos clientes e ensinaremos como escolher as melhores para a sua marca. Confira!

A psicologia das cores no Marketing Digital
A psicologia das cores no Marketing Digital

Efeitos das cores no cérebro

O significado das cores pode ajudar a potencializar seus resultados e cativar os seus clientes.

Amarelo

Cor alegre e estimulante, especialmente, quando aplicada em tons mais vibrantes. É muito usada para atrair a atenção e para provocar impulsividade. Costuma ser associada à riqueza pela aproximação com o ouro.

Desperta: alegria, acolhimento e clareza.

Representa: riqueza material, fome, otimismo, calor e luz.

Incentiva: consumo e conforto.

Capaz de: denotar alegria e calor, despertar o apetite, chamar a atenção, estimular processos mentais e o sistema nervoso, e encorajar a comunicação.

Empresas de sucesso que usam: Mc Donald´s, Ikea, Nikon, National Geographic, Shell e Ferrari.

Laranja

Cor quente que transmite entusiasmo, criatividade e jovialidade. Também é usada para alertas e na ativação do sentido de urgência. Dependendo do tom, a cor pode remeter à sensualidade.

Desperta: alegria, felicidade, energia e força.

Representa: gentileza, coragem, otimismo e equilíbrio.

Incentiva: interesse, confiança e despojamento.

Capaz de: deixar seus CTAs incríveis, incentivar compras impulsivas, representar marcas confiáveis, denotar calor e despertar atenção.

Empresas de sucesso que usam: Firefox, Nickelodeon, Harley Davidson, Blogger e Amazon.

Vermelho

Cor intensa e energética, que pode tanto ser associada ao romantismo e paixão quanto à agressividade. O vermelho é uma cor de grande impacto visual e transmite força, confiança e excitação, além de estimular o senso de urgência e o apetite.

Desperta: paixão, amor e excitação.

Representa: juventude, energia, vitória, liderança, ação, violência e conflito.

Incentiva: ação, urgência e atenção.

Capaz de: evocar emoções mais intensas, abrir o apetite, acelerar o coração e criar senso de urgência e oportunidade.

Empresas de sucesso que usam: Coca-Cola, Lego, CNN, Target, Netflix, Adobe e Toyota.

A psicologia das cores no Marketing Digital

Violeta

Cor associada ao mistério. Os tons mais fechados e escuros transmitem feminilidade e sofisticação, enquanto as tonalidades que se aproximam do lilás são mais infantis e alegres. Para públicos jovens, o roxo simboliza independência e sagacidade.

Desperta: inspiração e criatividade.

Representa: sabedoria, espiritualidade, misticismo, feminilidade, sinceridade, respeito e mistério.

Incentiva: bem-estar, inspiração, sabedoria e espiritualidade.

Capaz de: denotar a realeza, mostrar sucesso e riqueza, tranquilizar, incentivar a criatividade e inspirar, conferir sofisticação a um produto.

Empresas de sucesso que usam: Crown Royal, Craigslist, Wonka, Hallmark, Syfy e Yahoo.

Azul

Muito utilizada em materiais corporativos por transmitir credibilidade. Por ser uma cor fria, pode trazer frescor à marca.

Desperta: segurança, calma, confiança, inspiração e tranquilidade.

Representa: saber e conhecimento, tecnologia, segurança, paz de espírito, limpeza, serenidade, comunicação e auto-expressão.

Incentiva: produtividade, confiabilidade e serenidade.

Capaz de: reduzir o apetite, aumentar a produtividade, conferir uma aparência profissional a ambientes e logotipos e representar conservadorismo e tradição.

Empresas de sucesso que usam: Facebook, Vimeo, Oral B, Dell, GE, American Express, LinkedIn, Skype, HP e Twitter.

Verde

Refrescância, tranquilidade, renovação, saúde e naturalidade são as principais sensações despertadas pelo verde. Em seus tons mais escuros, é símbolo de riqueza, solidez e de sorte. Costuma transmitir equilíbrio.

Desperta: paz, responsabilidade, saúde e frescor.

Representa: esperança, responsabilidade social e ecológica, natureza, vida, harmonia, renovação e crescimento, fartura e dinheiro.

Incentiva: responsabilidade, cuidados, busca pela saúde, preocupação com o meio ambiente.

Capaz de: proporcionar relaxamento, simbolizar fertilidade, evocar conceitos de natureza e ecologia, proporcionar cura e aliviar a depressão.

Empresas de sucesso que usam: Android, Starbucks, Whole Foods, Spotify, Animal Planet, John Deere e Seven Eleven.

Rosa

O rosa suave indica delicadeza. Também simboliza inocência, romantismo e proteção. Já os tons mais intensos, estão relacionados à modernidade e são mais utilizados para despertar a atenção do público.

Desperta: desejo, sensibilidade e delicadeza.

Representa: feminilidade, poder, energia, romance, dinamismo, ternura, beleza e sensualidade.

Incentiva: tranquilidade e sensibilização.

Capaz de: denotar energia e criatividade.

Empresas de sucesso que usam: Melissa, Instagram, Taco Bell, Guaraná Jesus e Avon.

A psicologia das cores no Marketing Digital

Ferramentas úteis para escolher as cores

Agora que você compreendeu melhor o sentido da Psicologia das Cores e conheceu os significados das principais tonalidades, veja quais ferramentas usar para criar a sua paleta.

Kuler

O Kuler é completamente gratuito, conhecido como uma das melhores aplicações de esquema de cores.

Colour Lovers

A Colour Lovers é uma comunidade online onde designers podem compartilhar, buscar e criar esquemas de cores únicos, sendo um excelente lugar para buscar inspiração.

Color Scheme Designer

É uma aplicação que ajuda a escolher, através de testes, as cores ideais para seu projeto.

SpyColor.com

O SpyColor.com é um bom site para escolha de esquema de cores, pois oferece muitas funções úteis, como conversão de cores, por exemplo

Pictaculous

Uma boa opção para gerar um esquema de cores baseado em qualquer foto que você selecionar.

Color Hunter

Sugere esquemas de cores com base em fotos que você faz upload, além de contar com um sistema inteligente de sugestão.

Color Blender

Com um único clique é possível escolher um esquema de cores com até cinco tons.

A psicologia das cores no Marketing Digital

ColourGrab

Gera um gráfico em 3D que mostra quais as cores mais utilizadas na imagem.

TinEye

Conta com uma rica galeria onde você pode pesquisar por imagens e cores para seus projetos, o que faz da ferramenta uma opção definitiva na criação de esquema de cores e projetos digitais.

ColorExplorer

Uma das aplicações mais avançadas em termos de seleção de cores, o ColorExplorer dispõe de uma grande variedade de funções úteis.

Colormunki

Além de oferecer a tradicional ferramenta de seleção de cores, ele possui funções únicas, como o teste Pantone, que gera combinações de cores incríveis.

Colr.org

Ele pode gerar paletas de cores ou deixar que você faça suas escolhas manualmente, sendo uma boa alternativa dentre todas as ferramentas apresentadas.

Colors on the Web

Permite que você escolha uma cor usando sua hexadecimal ou valor RGB, gerando, com base em sua escolha, uma seleção de cores que são agradáveis e harmônicas.

Com esse artigo ficou bem mais fácil pensar nas cores do seu negócio, não é mesmo? Compartilhe 👇 com os amigos para que eles fiquem por dentro das novidades também!

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