Como atrair clientes com o Inbound Marketing

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Escrito por ejso

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Como atrair clientes com o Inbound Marketing

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound nada mais é do que um conjunto de técnicas e de ferramentas capaz de atrair clientes para o seu negócio através do conteúdo relevante!

Essa estratégia do Marketing Digital tem como objetivo principal atrair, converter e encantar clientes de uma forma natural.

Através de conteúdos relevantes para a sua audiência, você permite que o cliente decida por comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

Assim, as pessoas se sentem mais protagonistas e passam a confiar tanto na sua marca que, aos poucos, se abrem para a construção de um relacionamento duradouro com muitas conversões em vendas.

Como atrair clientes com o Inbound Marketing

Quando surgiu o Inbound Marketing

O Marketing de Atração é um conceito bastante novo. Em 2006, nos Estados Unidos, Brian Halligan e Dharmesh Shah, da Hubspot, desenvolveram o conceito, Porém, em 2009, com o lançamento de um livro sobre o assunto, esse termo se tornou mais popular.

Nos últimos anos, essa estratégia de Marketing Digital tem ganhado força no Brasil, principalmente, em decorrência das mudanças que o mercado e o público tem enfrentado.

O Inbound coloca o cliente no centro da marca e baseia todas as decisões, campanhas e ações em suas personas. Ele tem como prioridade informar e educar para atrair o cliente certo, efetuando a venda no momento oportuno.

Com a produção de conteúdos interessantes, autorais, informativos, atraentes e de qualidade, você se torna autoridade no assunto, educa sua audiência e conquista a decisão de compra, além de ganhar um cliente fiel, claro!

Como atrair clientes com o Inbound Marketing
Como atrair clientes com o Inbound Marketing

Características do Inbound Marketing

  • Comunicação aberta: marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e constante;
  • Continuidade: a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para os clientes;
  • Maior engajamento: a partir de um relacionamento de confiança criado pela constante geração de valor através de conteúdos relevantes, o engajamento é maior.

Vantagens do Inbound Marketing

Esse método oferece tudo que você precisa para construir uma marca forte, para se posicionar adequadamente no mercado e para aumentar a lucratividade investindo pouco.

Veja porque investir no Marketing de Atração:

Alcance do público certo

Uma estratégia de Inbound bem elaborada aumenta o público que entra em contato com a sua marca, porém, o conteúdo vai chamar a atenção apenas de quem tem potencial de compra futura e de quem se identifica com a mensagem.

O objetivo final não é a quantidade, mas a qualidade do público alcançado. As empresas que investem nessa estratégia conseguem gerar 3 vezes mais leads do que as outras.

Aproximação com clientes

Por oferecer conteúdo que ajuda a persona na prática, cria-se uma relação de confiança. A partir daí, seu público estará mais aberto a ouvir suas recomendações e dicas. 

O Inbound Marketing se baseia na comunicação aberta e na interação constante. Saber a opinião da persona e acompanhar a reação da audiência em relação ao seu conteúdo é a melhor fonte de feedback.

Maior poder de persuasão

A persuasão é um dos elementos mais importantes para fechar vendas. Por isso, o Inbound Marketing confere maior poder de convencimento porque é baseado em informações sólidas, construídas ao longo do tempo.

Em resumo, o relacionamento que você se esforçou tanto para estreitar vai fazer toda a diferença no momento mais decisivo da jornada de compra.

Ciclo mais curto de vendas

Ciclo de vendas é o tempo que sua empresa gasta desde o contato inicial até o fechamento da venda, considerando todas as etapas da jornada.

Quanto mais tempo leva para converter leads em clientes, maior o ciclo, o que também representa um custo de aquisição maior.

Uma das muitas utilidades do Inbound é reduzir o tempo necessário para levar alguém a comprar. Isso também reflete nos custos.

Diminuição de custos

Além de diminuir os custos de aquisição, o Inbound também é mais barato do que soluções tradicionais, como anúncios, por exemplo.

Com menos desperdício de recursos você tem um orçamento maior para aplicar em outras táticas, e continuar escalando sua estratégia de Inbound Marketing.

Mensuração de resultados em tempo real

É importante acompanhar de perto os resultados de cada uma das suas estratégias, como marketing de conteúdo, redes sociais e SEO, mas também ficar de olho no contexto geral do seu planejamento de marketing.

Ticket médio maior

Além de vender mais e melhor, o processo apresenta um risco menor de tentar vender antes da hora, o que poderia atrapalhar a venda definitivamente.

Como atrair clientes com o Inbound Marketing
Como atrair clientes com o Inbound Marketing

As 4 etapas do Inbound Marketing

1. Atração

Por meio de conteúdo relevante e interessante, normalmente, servido por meio dos seguintes canais: Marketing de Conteúdo, blog, site, mídias sociais e SEO.

2. Conversão

Ainda gerando conteúdo, mas, agora, com mais persuasão. As ferramentas a seguir são ideais para isso: landing pages, formulários, call to action (CTA), CRM e CRO.

3. Venda

Depois de atrair as pessoas certas e converter parte delas em leads, o seu caminho é promissor. Veja como as ferramentas de marketing e vendas abaixo são importantes: automação de marketing, email marketing, nutrição de leads e lead scoring.

4. Encantamento

Agora você tem a chance de transformar o mais novo cliente em um leal promotor da sua marca. Invista nas seguintes práticas: sucesso do cliente e conteúdo avançado.

Como atrair clientes com o Inbound Marketing

Como usar o Inbound Marketing para atrair clientes

Se você chegou até aqui é porque já está por dentro de todos os conceitos do Marketing de Atração e quer aprender como aplicar na prática para atrair clientes, certo? Então, vamos lá!

1. Conheça o seu público-alvo

O estudo de personas ajudará a levantar quais são os perfis de clientes ideais, como eles se comportam e como você pode ajudar cada um desses grupos.

2. Faça um bom planejamento

O planejamento é a peça-chave para uma boa estratégia de marketing de atração. Nele, você considerará todas as ações que acredita que darão resultado com o seu público, além de estipular datas e analisar a possibilidade de melhorar, mês a mês, as ações que estão sendo executadas.

3. Invista em blog posts

Educar o mercado através de conteúdos em blogs ajuda não só a aumentar o número de potenciais clientes, mas também a tornar a sua empresa referência naquele assunto, elevando sua credibilidade e a confiança do público no seu negócio.

4. Invista em SEO

Essa estratégia garantirá que as suas páginas apareçam nos mecanismos de busca sempre que o usuário pesquisar por uma palavra-chave específica.

Para garantir que esse resultado seja perene e sustentável, é preciso manter uma rotina de otimização, buscando sempre oportunidades de melhorar o seu ranqueamento.

5. Trabalhe com automação de marketing

Com as ferramentas de automação, é possível trocar e-mails com os leads e estreitar os laços de uma maneira muito eficiente.

6. Esteja presente nas redes sociais

Os clientes utilizam essas plataformas para se comunicarem com as empresas, dando feedbacks, resolvendo problemas e questionando possíveis dúvidas. Por isso, é essencial que a sua empresa esteja presente nesses canais.

6 empresas que utilizam Inbound Marketing para você se inspirar

  • Coca-Cola: mantém o público conectado a ela 24h por dia, produzindo conteúdo relevante o tempo todo.
  • Kraft: com conteúdo relevante e sempre estimulando a interação entre seus seguidores na comunidade Kraft, ela agrega valor ao próprio negócio e atrai mais pessoas para o seu canal.
  • Moip: oferece ajuda para um melhor aproveitamento de sua solução. Assim, ela se relaciona com o seu público e o mantém cada vez mais próximo.
  • Colgate: um ótimo exemplo de empreendimento que verdadeiramente assume o compromisso de levar ao seu público o máximo de dados sobre o seu segmento de atuação.
  • Hospital Samaritano: leva conhecimento se valendo da propriedade e da autoridade que o segmento em que está inserido lhe confere.
  • Dell: reviews, vídeos e artigos sobre os produtos e serviços estão entre os conteúdos que são oferecidos pela empresa e que contribuem fortemente para atrair e fidelizar o público nos canais online.

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