Como funcionam os algoritmos das redes sociais

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por ejso

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 15.000 pessoas

100% livre de spam.
Como funcionam os algoritmos das redes sociais

Algoritmo é uma palavra difícil para algo muito simples que determina o sucesso (ou não) do seu post. Saiba mais sobre ele e aprenda a usá-lo a seu favor!

Como funcionam os algoritmos das redes sociais – Temos visto muitas pessoas reclamando na internet que os posts das redes sociais não têm atingido as performances esperadas.

Mesmo com conteúdo excelente, hashtags adequadas, imagens impecáveis e todas as outras fórmulas mágicas para atrair curtidas e comentários, os posts não geram tanto engajamento.

Um dos motivos para essa falta de participação dos seguidores pode estar relacionado ao famoso algoritmo.

Provavelmente, apenas uma pequena parcela dos usuários que fazem parte dos seus perfis deve estar recebendo os conteúdos.

Saiba mais sobre ele, conheça como atua no Instagram e no Facebook, e aprenda a usá-lo a favor do seu negócio ou serviço.

Como funcionam os algoritmos das redes sociais
Como funcionam os algoritmos das redes sociais

O que é algoritmo

Algoritmo nada mais é do que um conjunto de regras e de dados matemáticos cuja função é captar o que é mais relevante para cada usuário.

Ou seja, a peça fundamental que é responsável por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem primeiro para o público na linha do tempo de suas respectivas contas.

Todas as pesquisas que você faz na web, os perfis que visita nas redes, tudo que compra, com quem interage online e até as curtidas em posts viram dados numéricos que serão usados para otimizar o seu feed.

Dessa maneira, o robô do algoritmo mostra primeiro para você tudo aquilo que tem mais chance de atrair a sua atenção ou o seu interesse. O mesmo acontece com os outros bilhares de usuários de redes sociais do mundo.

Vale lembrar que essas regras mudam o tempo todo e que cada rede social trabalha de uma forma específica. Outro ponto que precisamos destacar é que não existe uma cartilha definitiva que mostra certinho como cada uma funciona.

Você precisa fazer testes, observar bem a sua audiência em cada plataforma e usar alguns truques que vamos ensinar logo abaixo.

Apesar de não ser nada garantido, pode ajudar bastante a melhorar o seu engajamento.

Como funcionam os algoritmos das redes sociais
Como funcionam os algoritmos das redes sociais

Como o algoritmo do Instagram funciona

Recentemente, começou a circular na internet um gráfico que mostra como o alcance orgânico do Instagram foi reduzido de 2015 até hoje.

Alguns especialistas afirmam que essa queda é um reflexo das atitudes da própria plataforma para forçar os perfis a patrocinarem os posts, obtendo, assim, mais lucros com anúncios.

Por outro lado, há quem defenda que essa diminuição é natural, uma vez que cada vez mais pessoas estão entrando nessa rede e compartilhando seus conteúdos. Então, com o espaço mais concorrido, a fatia de alcance de cada conta ficou menor.

Infelizmente, não temos como afirmar o motivo, mas deve ter relação com esses dois aspectos apresentados acima.

Dito isso, afirmamos que o algoritmo do Instagram atua em três grandes frentes:

– Tempo de postagem

Quanto mais recentes, mais chances os posts têm de serem mostrados para os seus seguidores.

– Engajamento

Assim que você publica algo, o Instagram já começa a medir as interações. Quanto mais curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos o post tiver em menos tempo, maior será o alcance dele.

– Afinidade

O Instagram mostra primeiro os conteúdos dos perfis que você mais interage, pois ele considera que você tem um nível maior de afinidade com a conta ou com o conteúdo.

Resumindo, essa plataforma capta os interesses do usuário e o potencial de engajamento de cada postagem para mostrar conteúdo relevante em primeiro lugar e conseguir maiores índices de engajamento na rede.

Essa lógica também vale para o Stories e o Reels. Mesmo seguindo uma ordem cronológica, o algoritmo dá mais visibilidade às contas com as quais o usuário mais engaja.

Como funcionam os algoritmos das redes sociais

Como usar o algoritmo do Instagram

Agora que você já sabe como o Instagram trabalha para entregar conteúdo, pode aplicar alguns truques básicos para tentar melhorar o desempenho dos seus próximos posts. Veja!

  • Faça testes para descobrir qual o melhor horário de postagem para o seu negócio. Tente descobrir em quais dias e horários obtém mais resultado.
  • Crie conteúdos que instiguem o seu público a tomar alguma ação de engajamento, como curtir ou salvar o post. Use elementos visuais e textuais para despertar essa atitude na sua audiência e alcance ainda mais pessoas com o uso correto de hashtags.
  • Responda todo mundo, mesmo que seja apenas com um emoji. Toda interação conta e quanto mais você interage com um usuário, mais as suas publicações aparecem para ele.
  • O uso dos Stories e do Reels vai ajudar a aumentar o seu engajamento e o seu relacionamento com o público, fazendo com que o algoritmo entenda que a sua marca é relevante. insira hashtags nos Stories para impactar mais pessoas.

Esses truques são ótimos, mas não funcionam sozinhos. Produza materiais de qualidade, com imagens em alta resolução, conteúdo relevante e poste com frequência. Indicamos, pelo menos, uma vez por dia.

Como o algoritmo do Facebook funciona

Foi através do Facebook que descobrimos o poder do algoritmo nas redes sociais, porque essa foi a primeira rede a usar esse tipo de dado para categorizar os posts.

Informamos que até hoje ninguém desvendou todos os segredos do algoritmo da rede, porém, podemos destacar que ainda dá prioridade às relações entre pessoas.

E tem mais:

– Concorrência

O post de páginas concorrem com os amigos da pessoa, grupos, anúncios e postagens de outras páginas corporativas.

– Engajamento

Quanto mais interações o post tiver, maior será o alcance. A questão é o leque de opções, uma vez que junto com as curtidas e os comentários somam-se outras reações sociais, além de cliques no link e de compartilhamentos.

– Tipo de post

Constantemente, o Facebook faz alguma alteração para que um tipo específico de conteúdo chegue mais facilmente ao usuário. Isso aconteceu com as imagens, os vídeos e, mais recentemente, com os vídeos ao vivo.

– Afinidade

O Facebook também considera as frequentes interações entre usuários para priorizar melhores amigos.

Como funcionam os algoritmos das redes sociais
Como funcionam os algoritmos das redes sociais

Como usar o algoritmo do Facebook para a sua estratégia

Assim como no Instagram, o alcance orgânico dos posts também caiu muito ao longo dos anos.

Para melhorar seu desempenho de forma rápida, nada melhor do que investir em anúncios. Segmentando bem o seu público, é possível elevar os seus resultados como um todo na rede.

Por outro lado, se preferir manter a estratégia gratuita, aplique essas dicas nos seus próximos posts.

  • Persuada os seus seguidores a marcarem a opção “Ver primeiro” na sua página, fazendo com que o Facebook priorize as suas publicações na linha do tempo deles.
  • Convide as pessoas alcançadas em suas postagens para seguir a sua página e ter acesso às suas publicações com prioridade.
  • Incentive ações por parte da audiência, seja convidando o público a marcar um amigo nos comentários ou a compartilhar a publicação. 
  • Construa relações estreitas com o seu público, interagindo com ele e respondendo perguntas através de mensagens diretas ou nos comentários.

Quer saber sobre o como funciona o algoritmo do LinkedIn, do TikTok ou de outra rede? Deixa aqui nos comentários 👇👇👇.

 54 Formas de Ganhar Dinheiro na Internet

Baixe agora GRÁTIS este maravilhoso Ebook, 54 dicas para você mudar sua vida.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 15.000 pessoas

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro

Atenção, não deixe de baixar nosso Ebook "GRÁTIS"

Coloque o seu nome e email e baixe o meu eBook "54 Formas de Ganhar Dinheiro na Internet"

Seus dados 100% protegidos