Algoritmo é uma palavra difícil para algo muito simples que determina o sucesso (ou não) do seu post. Saiba mais sobre ele e aprenda a usá-lo a seu favor!
Como funcionam os algoritmos das redes sociais – Temos visto muitas pessoas reclamando na internet que os posts das redes sociais não têm atingido as performances esperadas.
Mesmo com conteúdo excelente, hashtags adequadas, imagens impecáveis e todas as outras fórmulas mágicas para atrair curtidas e comentários, os posts não geram tanto engajamento.
Um dos motivos para essa falta de participação dos seguidores pode estar relacionado ao famoso algoritmo.
Provavelmente, apenas uma pequena parcela dos usuários que fazem parte dos seus perfis deve estar recebendo os conteúdos.
Saiba mais sobre ele, conheça como atua no Instagram e no Facebook, e aprenda a usá-lo a favor do seu negócio ou serviço.
O que é algoritmo
Algoritmo nada mais é do que um conjunto de regras e de dados matemáticos cuja função é captar o que é mais relevante para cada usuário.
Ou seja, a peça fundamental que é responsável por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem primeiro para o público na linha do tempo de suas respectivas contas.
Todas as pesquisas que você faz na web, os perfis que visita nas redes, tudo que compra, com quem interage online e até as curtidas em posts viram dados numéricos que serão usados para otimizar o seu feed.
Dessa maneira, o robô do algoritmo mostra primeiro para você tudo aquilo que tem mais chance de atrair a sua atenção ou o seu interesse. O mesmo acontece com os outros bilhares de usuários de redes sociais do mundo.
Vale lembrar que essas regras mudam o tempo todo e que cada rede social trabalha de uma forma específica. Outro ponto que precisamos destacar é que não existe uma cartilha definitiva que mostra certinho como cada uma funciona.
Você precisa fazer testes, observar bem a sua audiência em cada plataforma e usar alguns truques que vamos ensinar logo abaixo.
Apesar de não ser nada garantido, pode ajudar bastante a melhorar o seu engajamento.
Como o algoritmo do Instagram funciona
Recentemente, começou a circular na internet um gráfico que mostra como o alcance orgânico do Instagram foi reduzido de 2015 até hoje.
Alguns especialistas afirmam que essa queda é um reflexo das atitudes da própria plataforma para forçar os perfis a patrocinarem os posts, obtendo, assim, mais lucros com anúncios.
Por outro lado, há quem defenda que essa diminuição é natural, uma vez que cada vez mais pessoas estão entrando nessa rede e compartilhando seus conteúdos. Então, com o espaço mais concorrido, a fatia de alcance de cada conta ficou menor.
Infelizmente, não temos como afirmar o motivo, mas deve ter relação com esses dois aspectos apresentados acima.
Dito isso, afirmamos que o algoritmo do Instagram atua em três grandes frentes:
– Tempo de postagem
Quanto mais recentes, mais chances os posts têm de serem mostrados para os seus seguidores.
– Engajamento
Assim que você publica algo, o Instagram já começa a medir as interações. Quanto mais curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos o post tiver em menos tempo, maior será o alcance dele.
– Afinidade
O Instagram mostra primeiro os conteúdos dos perfis que você mais interage, pois ele considera que você tem um nível maior de afinidade com a conta ou com o conteúdo.
Resumindo, essa plataforma capta os interesses do usuário e o potencial de engajamento de cada postagem para mostrar conteúdo relevante em primeiro lugar e conseguir maiores índices de engajamento na rede.
Essa lógica também vale para o Stories e o Reels. Mesmo seguindo uma ordem cronológica, o algoritmo dá mais visibilidade às contas com as quais o usuário mais engaja.
Como usar o algoritmo do Instagram
Agora que você já sabe como o Instagram trabalha para entregar conteúdo, pode aplicar alguns truques básicos para tentar melhorar o desempenho dos seus próximos posts. Veja!
- Faça testes para descobrir qual o melhor horário de postagem para o seu negócio. Tente descobrir em quais dias e horários obtém mais resultado.
- Crie conteúdos que instiguem o seu público a tomar alguma ação de engajamento, como curtir ou salvar o post. Use elementos visuais e textuais para despertar essa atitude na sua audiência e alcance ainda mais pessoas com o uso correto de hashtags.
- Responda todo mundo, mesmo que seja apenas com um emoji. Toda interação conta e quanto mais você interage com um usuário, mais as suas publicações aparecem para ele.
- O uso dos Stories e do Reels vai ajudar a aumentar o seu engajamento e o seu relacionamento com o público, fazendo com que o algoritmo entenda que a sua marca é relevante. insira hashtags nos Stories para impactar mais pessoas.
Esses truques são ótimos, mas não funcionam sozinhos. Produza materiais de qualidade, com imagens em alta resolução, conteúdo relevante e poste com frequência. Indicamos, pelo menos, uma vez por dia.
Como o algoritmo do Facebook funciona
Foi através do Facebook que descobrimos o poder do algoritmo nas redes sociais, porque essa foi a primeira rede a usar esse tipo de dado para categorizar os posts.
Informamos que até hoje ninguém desvendou todos os segredos do algoritmo da rede, porém, podemos destacar que ainda dá prioridade às relações entre pessoas.
E tem mais:
– Concorrência
O post de páginas concorrem com os amigos da pessoa, grupos, anúncios e postagens de outras páginas corporativas.
– Engajamento
Quanto mais interações o post tiver, maior será o alcance. A questão é o leque de opções, uma vez que junto com as curtidas e os comentários somam-se outras reações sociais, além de cliques no link e de compartilhamentos.
– Tipo de post
Constantemente, o Facebook faz alguma alteração para que um tipo específico de conteúdo chegue mais facilmente ao usuário. Isso aconteceu com as imagens, os vídeos e, mais recentemente, com os vídeos ao vivo.
– Afinidade
O Facebook também considera as frequentes interações entre usuários para priorizar melhores amigos.
Como usar o algoritmo do Facebook para a sua estratégia
Assim como no Instagram, o alcance orgânico dos posts também caiu muito ao longo dos anos.
Para melhorar seu desempenho de forma rápida, nada melhor do que investir em anúncios. Segmentando bem o seu público, é possível elevar os seus resultados como um todo na rede.
Por outro lado, se preferir manter a estratégia gratuita, aplique essas dicas nos seus próximos posts.
- Persuada os seus seguidores a marcarem a opção “Ver primeiro” na sua página, fazendo com que o Facebook priorize as suas publicações na linha do tempo deles.
- Convide as pessoas alcançadas em suas postagens para seguir a sua página e ter acesso às suas publicações com prioridade.
- Incentive ações por parte da audiência, seja convidando o público a marcar um amigo nos comentários ou a compartilhar a publicação.
- Construa relações estreitas com o seu público, interagindo com ele e respondendo perguntas através de mensagens diretas ou nos comentários.
Quer saber sobre o como funciona o algoritmo do LinkedIn, do TikTok ou de outra rede? Deixa aqui nos comentários 👇👇👇.
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