Se você contar uma história sobre a empresa, o produto, o serviço ou o negócio, as chances do seu conteúdo impactar emocionalmente o cliente são enormes. Saiba mais sobre essa estratégia do Marketing Digital que pode turbinar suas vendas!
Conheça o poder do storytelling no Marketing Digital – Traduzindo, storytelling significa contar histórias. Portanto, podemos dizer que essa estratégia do Marketing Digital, mais especificamente relacionada a conteúdo, é um conjunto de técnicas narrativas capazes de transformar textos em uma jornada irresistível.
Através dos materiais produzidos, conseguimos criar uma conexão emocional imediata com o cliente. Tudo isso com o objetivo de construir um relacionamento sólido, cativar as pessoas e, claro, vender mais!
A seguir, conheça melhor essa prática do Marketing Digital e aprenda como aplicar no seu negócio!
Storytelling: a arte de contar histórias
A raça humana é, essencialmente, contadora de histórias desde os primórdios. Prova disso é que todo mundo conta alguma história o tempo todo.
Por isso, para se aproximar ainda mais do público, para conseguir acessar o lado mais emocional do cliente e para gerar conexão, as empresas começaram a envolver narrativas nas estratégias e no planejamento de Marketing.
Uma vez que a história tem o poder de inspirar, de despertar a curiosidade e de atrair a atenção, é mais do que certo utilizar essa ferramenta em benefício dos negócios para tornar a comunicação mais eficiente com o objetivo de potencializar o engajamento e de converter.
Podemos afirmar que o storytelling é uma maneira extremamente eficaz de se comunicar com a sua persona. Essa técnica deve ser aplicada em todas as etapas do funil, guiando o cliente pela jornada de compra.
Lembre-se de criar narrativas reais que ajudem o usuário a resolver seus problemas, exterminando as dores. O grande lance é produzir conteúdo de valor e de qualidade sempre!
O poder do storytelling
Pode não parecer, mas toda decisão de compra é emocional, principalmente, o consumo.
Ao contar uma história, algumas partes do cérebro são ativadas. Essa ação nos transporta para dentro da experiência. Além disso, nosso cérebro libera dopamina, o que garante maior associação e lembrança.
Uma narrativa bem elaborada inspira e incentiva o seu cliente a executar determinada ação. Dessa maneira, fica nítido o motivo que leva o consumidor a valorizar a experiência pessoal e os sentimentos relacionados ao produto ou serviço acima da funcionalidade.
Quais as vantagens ao marketing digital?
A sua persona quer conhecer suas histórias, sejam elas de superação, de vida, de sucesso profissional ou mesmo informações sobre sua rotina.
Esses tópicos exercem fascínio sobre qualquer indivíduo. Se você souber como transportá-los para o universo comercial, vai descobrir uma mina de ouro.
Vale lembrar que até mesmo a bagagem criada por sua vivência ou pelo caminho trilhado desde o início da empresa precisa ser passada ao público.
Ao contar uma história, você envolve o seu cliente e apresenta uma solução. Sem necessariamente estar promovendo a venda do produto ou serviço.
Veja as vantagens de aplicar o storytelling nos conteúdos da sua marca:
- Aumento de engajamento;
- Aproximação com o cliente;
- Estabelecimento de conexões;
- Influência na vida de outras pessoas;
- Estabelecimento de uma audiência fiel;
- Reconhecimento como fonte de inspiração;
- Memorização e reconhecimento do seu negócio.
O que deve ter em um bom storytelling
- Um protagonista com linguagem adequada à persona;
- Uma trama que surpreenda, que coloque o personagem em risco;
- Uma resolução que inverta o curso da narrativa favoravelmente o personagem;
- Um tema que desperte sensação de otimismo quanto ao futuro;
- Um resumo dos acontecimentos que estimule o cliente a adotar ações positivas a exemplo do protagonista.
Estrutura de um bom storytelling
Introdução: apresente o protagonista (que pode ser você mesmo) respondendo às questões listadas abaixo.
- Quem é esse personagem? Quais são os seus interesses? O que o motivou a estar naquele lugar no começo da narrativa? Que lugar é esse?
Apresentação do problema: exponha um conflito que retire o personagem de sua zona de conforto e o coloque em situação de emergência.
Promova a empatia: deixe o leitor se colocar no papel do personagem, torcendo para que ele encontre uma solução.
Conclusão: encerre a história registrando que apesar dos sacrifícios, o herói da trama teve força e dedicação suficiente para resolver o problema e que agora se deleita merecidamente dos frutos de sua empreitada.
Dicas para um bom storytelling
- Torne a história interativa, garantindo que o cliente fique imerso nela. Isso faz com que todos os sentidos sejam ativados e prende o espectador de uma maneira absurda.
- Inspire e motive para inspirar as pessoas, motivando sua audiência a seguir o próximo passo na jornada rumo ao checkout.
- Mesmo a história mais interessante do mundo não deve ser muito longa. Caso contrário, você pode perder a atenção da audiência e deixar o cliente chateado. Seja claro e objetivo!
- Tente sempre contar uma história que tenha a ver com a realidade da persona para ter mais chances de tocá-la emocionalmente, fazendo com que se envolva completamente. Assim, fica mais fácil fazer com que ela entenda que a solução da história tem a ver com as necessidades dela também.
Onde encontrar temas para storytelling
Está sem criatividade para contar histórias? Não sabe sobre o que falar ou escrever?
Bom, além de dividir com o público questões sobre sua vida pessoal, profissional e causos do dia a dia, você pode dar uma olhada nas fontes abaixo:
- Fóruns de internet
- Blogs estrangeiros
- Comentários no blog
- Comentários em redes sociais
- Influenciadores digitais
- SlideShare
- Entrevistas no YouTube
- Grupos em redes sociais
- Pesquisa de mercado
- FAQs
- Blogs concorrentes
- Equipe interna
- Ferramentas de palavras-chave
- Newsletters
- Ferramentas de imagens
- Ferramentas de notícias
- Agregadores de conteúdo
- Reviews
- Trending topics do Twitter
- Plataformas de cursos
- Armazenadores de links
- Geradores de títulos
- Ferramentas de análise
- Mídia offline
Com certeza absoluta você vai encontrar temas incríveis para contar histórias inspiradoras nos locai listados acima.
E quem ganha com isso é a sua audiência, pois estará aprendendo com as suas experiências, com a sua vivência.
Portanto, agora que já sabe qual o significado de storytelling, compreendeu o conceito e viu como criar ótimas narrativas, coloque tudo em prática.
Nos próximo meses você vai ver os seus negócios ficarem mais sólidos e as vendas turbinarem.
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