SEO off page é aplicado fora das páginas do site para demonstrar a sua relevância no mercado. Saiba mais sobre essa estratégia de Marketing Digital e veja como aplicar na prática!
Utilizar as técnicas de SEO é fundamental para posicionar sua marca no Google. Para isso, você deve investir em SEO on page e off page.
Já falamos aqui sobre o SEO on page que diz respeito às melhorias que você pode fazer nas suas páginas, ou seja, nos conteúdos do seu site ou blog.
Dentre essas otimizações, estão: a escolha de um título certeiro que contenha as palavras-chave, subtítulos, hierarquização (h1, h2, h3), Meta descrição, URLs amigáveis, etc.
Por sua vez, o SEO off page ajuda você a construir um relacionamento com outros sites para se firmar como referência e ainda trazer tráfego para as suas próprias páginas.
O que é SEO off page
Como já mencionamos acima, são os fatores externos que impactam diretamente no ranqueamento do seu site. Dentre eles, podemos citar:
Link Building: diz respeito às indicações dos seus conteúdos por outros sites. Isso torna sua página uma referência no assunto, aumentando sua autoridade e colocando o seu domínio no topo do Google.
Autoridade: quando mais referências externas, mais autoridade.
Links quebrados: quando o domínio do site perde a validade ou a página não é encontrada. Esse tipo de erro deve ser corrigido, redirecionando o link.
PageRank: algoritmo utilizado para posicionar sites no Google por meio da qualidade e da quantidade de links que são apontados para eles. Varia de 0 a 10.
Page Authority e Domain Authority (Moz): métricas que medem fatores que influenciam na autoridade de uma página e de um domínio.
URL Rating e Domain Rating (Ahrefs): métricas utilizadas para entender a relevância que um site (e seu endereço na web) possuem quando comparados com os demais.
Como fazer
Confira nossas 7 dicas para começar a aplicar na prática o SEO off page hoje mesmo!
1. Faça o básico de SEO on page
Depois que você organizar a sala da sua casa para receber os visitantes com qualidade, comece a trabalhar o exterior. Lembrando que as otimizações das páginas nunca podem parar. É um exercício infinito!
2. Produza conteúdos compartilháveis
Para o SEO off page, bons conteúdos garantem a recepção de links naturais. A intenção é criar um material tão bom que mereça ser citado em outros sites. Além de artigos relevantes, produza e-books, infográficos e planilhas para gerar backlinks.
3. Utilize guest posts e co-marketing
Faça parcerias, como guest posts e co-marketing para se tornar autoridade no seu nicho, atraindo links interessantes.
Guest post nada mais é do que a produção de um artigo para outro site como convidado. Obviamente, deve incluir links que direcionem para o seu site, desde que seja de forma natural e dentro do contexto.
Por sua vez, o co-marketing é uma maneira de produzir e de promover um material em conjunto para atingir um público em comum.
Ambos os sites devem usar links que levem o público de um endereço para o outro para ser interessante.
4. Busque bons parceiros
Encontre parceiros confiáveis, do mesmo segmento. Porque o Google entende quando o seu conteúdo é mencionado em locais relevantes ou não.
Para saber se um site é realmente referência no assunto, faça uma pesquisa sobre o Domain Authority, da moz (https://analytics.moz.com/pro).
É uma pontuação que vai de 1 a 100. Quanto mais alta, mais chances do site alcançar o topo do Google. Portanto, nunca faça parceria com alguém que tenha menos autoridade do que você.
5. Redirecione os links quebrados
É natural que páginas deixem de existir. Afinal de contas, as URLs mudam e os conteúdos são atualizados o tempo todo.
Porém, quando isso acontece, aparece o Erro 404 que é um código relacionado à página não foi encontrada.
Assim, o usuário não encontra o conteúdo que ele queria, o robô do Google encerra a varredura e a relevância é totalmente perdida.
Mas, calma! É possível consertar isso com a aplicação do redirecionamento 301. É um código que deve ser inserido na página com erro para levar o leitor para o endereço certo.
6. Rejeite links duvidosos
O Google analisa a rede de links do seu site, portanto, se você recebe links de sites que não são confiáveis, o buscador pode começar a não confiar em você também.
Para excluir esses links, basta fazer uma lista das páginas ou domínios que você deseja rejeitar e enviar ao Google pelo Search Console.
Outra opção é fazer contato direto com o administrador do site indesejado e pedir para remover a referência.
7. Espalhe seu conteúdo
Promover seu conteúdo em redes sociais, comunidades e fóruns ajuda a aumentar o tráfego e a visibilidade do seu site ou blog.
Assim, quanto mais acessos, mais chances de aumentar sua autoridade e de receber links de qualidade.
Seja ativo em fóruns e comunidades do seu nicho e contribua com comentários que agreguem valor ao público.
O que não fazer
- Esquemas de compra ou de troca de links;
- Spam em comentários de blog;
- Sitewide links descontextualizados.
Ferramentas de SEO off page muito úteis
Elas podem ajudar você a monitorar e otimizar seu site de uma maneira muito simples. Veja quais são!
- Google Search Console: funciona como uma ponte entre o seu site e o buscador.
- Majestic: focada na análise dos backlinks.
- Ahrefs: obtenha relatórios sobre palavras-chave, comparativos com concorrentes, backlinks para o seu site e posicionamento na SERP.
- Moz Link Explorer: permite pesquisar as informações sobre qualquer URL e obter dados sobre backlinks, concorrência, links quebrados, textos-âncora e oportunidades de link building.
Bônus: técnicas de Linkbait
O linkbait é utilizado para aumentar a taxa de cliques em um link. Funciona, basicamente, como um anzol que fisga o usuário e leva para o seu site.
Trata-se de uma fusão entre táticas de SEO e de copywriting. Conheça os pricipais formatos para aplicar no seu negócio.
Linkbait de Humor
É um ótimo método para se aproximar da sua persona e para conquistar links de entrada para o seu website. Afinal, quem não gosta de uma boa piada?
Linkbait de Informação
Auxiliam na resolução de dúvidas e dos problemas comuns dos usuários. Normalmente, o título do conteúdo começa com “como fazer”, “como criar” ou “como evitar”.
As palavras “passo a passo”, “guia” ou “manual” também são muito úteis aqui. Assim como “top 10”, “dicas”, “conselhos” ou “ranking”.
Linkbait de Influencer
Atraia cliques e visitantes com a ajuda de celebridades ou de influenciadores.
Linkbait de Novidade
As novidades tendem a atrair um grande volume de pessoas porque é mais fácil alguém compartilhar ou recomendar um conteúdo quente. Eles têm um grande poder de viralização.
Gostou? Compartilhe com os amigos! Aqui você encontra sempre conteúdo de qualidade!
Deixe um comentário