Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita capaz de fazer a sua empresa ser encontrada nos resultados orgânicos de pesquisa do buscador e do Google Maps. Saiba mais!
Já falamos inúmeras vezes a respeito da importância de estar presente na internet, não é mesmo?
Por isso, hoje, vamos apresentar o Google Meu Negócio para que você conheça a plataforma, compreenda os benefícios e aprenda como cadastrar a sua empresa lá.
Preparado? Vamos lá!
O que é Google Meu Negócio
A plataforma foi criada recentemente (2014) e possibilita que você cadastre a sua empresa para que informações, como horário de funcionamento, localização, telefone, avaliações e até sobre os produtos ou serviços que oferece.
Assim, quando o usuário faz uma busca no Google que seja relacionada ao seu negócio, o buscador oferece algumas opções para ajudá-lo a se decidir.
Por exemplo, uma pessoa precisa encontrar uma loja de moda plus size. Ela digita: “moda plus size em São Paulo”. O Google vai oferecer a ela várias lojas ou empresas que possuem esse tipo de vestuário.
Você também pode ser encontrado pelo nome da empresa, pelos produtos e serviços que vende e em buscas por localização geográfica.
Interessante, né? Por isso é muito importante que o seu negócio esteja lá. Ele será encontrado mais facilmente, o que pode gerar mais lucros.
Como o Google Meu Negócio funciona
Depois que você insere todos os dados do seu negócio na plataforma, os robôs do Google identificam fatores que fazem o seu resultado ser apresentado ou não a alguém. Veja quais são:
- Relevância: considera a melhor combinação entre uma ficha local e a pesquisa do usuário.
- Distância: ele mostra primeiramente os locais mais próximos.\\\\\\\\\
- Proeminência: sugere locais com as melhores avaliações, com a média de notas mais alta, os comentários e mais uma série de itens que demonstram a reputação da empresa.
Vantagens do Google Meu Negócio
Além do fato de contribuir (e muito) com a maior visibilidade da sua empresa, ele também ajuda em outros aspectos, como:
- Confiança e credibilidade
Empresas que constam no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores.
- Mais acessos
Quem possui fotos na conta recebe 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site.
- Mensuração de resultados
A plataforma permite que você acesse as seguintes informações: como os clientes pesquisam a empresa e de onde eles são; quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta; quantos pedidos de rota foram feitos; quantos cliques o site teve.
- Aumentar o alcance
Só o fato de fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já expande sua presença digital.
- Mais interações
O Google Meu Negócio mostra os comentários dos clientes sobre sua empresa, o que promove uma aproximação maior.
Para manter esse contato quente, o ideal é que você responda os comentários, poste novidades e compartilhe fotos para gerar mais engajamento e interesse.
Como usar o Google Meu Negócio
Acompanhe o passo a passo em cinco etapas simples.
– Acesse a página da plataforma através do link https://www.google.com.br/business/ e faça o login. Depois, clique em “Comece Agora”.
– Preencha todas as informações solicitadas na aba “Adicionar seu negócio” e clique em “Continuar”.
– Confirme sua autorização para gerenciar a empresa. Para isso, será enviada uma carta para o endereço cadastrado. Nesse documento, o Google disponibiliza um código numérico. Digite esse código.
– Confirme o local do seu negócio.
– Adicione mais informações e não se esqueça de incluir fotos, horário de funcionamento, descrição da empresa, etc. Quanto mais informação você inserir, mais fácil será para o Google apresentar a sua empresa aos usuários na página de busca.
Aproveite melhor o Google Meu Negócio
1. Preencha todos os campos de informação requeridos
Segundo pesquisas, os usuários que estão procurando produtos ou serviços na internet preferem as empresas que possuem mais informações cadastradas. Por isso, preencha todos os dados solicitados e evite passar uma imagem negativa.
2. Coloque imagens do seu estabelecimento
As fotos da sua fachada, do interior da empresa e dos produtos comercializados contam muitos pontos na hora do Google indexar e distribuir o seu perfil.
3. Mantenha sempre tudo atualizado
Os clientes tendem a perder o interesse em estabelecimentos que mantém informações desatualizadas. Então, preste muita atenção nesses detalhes para garantir a satisfação do público.
4. Use o Google Postagens
Sabia que o Google Meu Negócio permite que você poste conteúdo na plataforma? Elas podem ser feitas em formato de texto, vídeo, imagem e até eventos.
BÔNUS: como criar um site no Google Meu Negócio
Para usufruir de todos os benefícios e facilidades desta ferramenta, você não precisa ter um site ou um blog. Porém, é sempre mais vantajoso oferecer esse tipo de canal para os clientes também.
Na própria plataforma é possível criar um site do zero em poucos minutos. Veja como é simples.
1. Acesse o seu perfil na página da empresa dentro do Google Meu Negócio e clique em “Website”.
2. Clique em “Começar”.
3. Logo após o clique, o Google reúne as informações da sua página para construir seu site. Quando ele termina, pula um pop-up.
4. Agora você consegue editar seu site antes de publicá-lo. Altere o que desejar nos ícones do canto esquerdo. Personalize os temas, as cores, edite títulos, textos, adicione fotos, etc.
5. Clique em publicar quando terminar de arrumar tudo certinho.
6. Escolha o nome de usuário que aparecerá na sua URL.
7. O Google Meu Negócio pode deixar esse site como página principal a ser encontrada nos resultados de busca. Caso você já tenha um site, desabilite essa opção, ok?
8. Pronto. Seu site foi criado e já está no ar, pronto para atrair clientes e fazer os seus produtos ou serviços serem vistos por mais pessoas.
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