Resumidamente, SEO é um conjunto de técnicas que fazem o seu blog ou site aparecer nas primeiras páginas de resultados do Google, garantindo mais visibilidade para o seu negócio. Saiba mais sobre essa estratégia de Marketing Digital e veja como aplicar na prática!
SEO significa Search Engine Optimization que, traduzindo, nada mais é do que otimização para mecanismos de busca.
São técnicas que podem ser facilmente aplicadas no conteúdo ou no código da página para melhorar a visibilidade de um site ou de um blog nos resultados do Google.
A seguir, falamos sobre a importância de aparecer na primeira página dos buscadores, listamos os benefícios do tráfego orgânico e ainda damos dicas incríveis de técnicas de SEO para você aplicar hoje mesmo. Acompanhe!
A importância de aparecer na primeira página do Google
Milhares de pessoas estão, nesse segundo, fazendo uma pesquisa na internet com o objetivo de sanar alguma dúvida ou para encontrar produtos e serviços.
O buscador mais utilizado é o Google, portanto, vamos nos concentrar somente nele para explicar os benefícios do SEO, ok?
Quem faz uma busca no Google deseja uma resposta precisa, rápida e prática que resolva o seu problema de uma forma assertiva.
Por isso, esse buscador organiza os conteúdos em uma espécie de ranking. Os primeiros colocados orgânicos (os que não são patrocinados) são aqueles que oferecem os melhores resultados para uma determinada busca.
E esses primeiros resultados obtém sempre mais cliques. Para você ter uma ideia, os três primeiros colocados recebem, em média, 30% de visitantes. Menos de 1% vai até a segunda página.
Sabendo disso, fica clara a necessidade do seu conteúdo aparecer logo no topo dos resultados do Google, certo?
O SEO é fundamental para fazer isso acontecer. E o melhor é que você não precisa gastar rios de dinheiro.
Com algumas melhorias nos artigos do seu site ou blog é possível garantir mais tráfego orgânico. Pode até demorar um pouco para os resultados aparecerem, porém, as vantagens são enormes.
Benefícios do tráfego orgânico
Esse tipo de tráfego é o queridinho do Marketing Digital. Com o SEO bem trabalhado, seu site é encontrado com mais facilidade e o seu conteúdo passa a ser referência, garantindo autoridade para a sua empresa ou o seu serviço.
Veja porque você deve investir em tráfego orgânico:
1. Custo-benefício
Em comparação ao investimento em anúncios e tráfego pago, o orgânico tem a vantagem de ser mais barato. Dessa maneira, sua margem de lucro é maior.
2. Escalabilidade
Os anúncios trazem resultados rápidos, porém, quando você para de colocar dinheiro no Google Ads, seu tráfego diminui drasticamente. Sem contar que, se quiser atrair muitos visitantes, vai precisar gastar bastante dinheiro.
Com o tráfego orgânico, quantos mais cliques você conseguir, menor será seu custo.
3. Relevância
Você já reparou que o Google deixa bem claro quando o resultado é patrocinado, não é mesmo? Isso faz com que os usuários evitem clicar nesse tipo de link porque sabem que aquela página está somente tentando vender algo.
Normalmente, o público não confia nas informações que são compartilhadas em resultados pagos. Por outro lado, os links orgânicos garantem mais credibilidade.
4. Duração
Os anúncios têm prazo para terminarem. Já o resultado orgânico tem validade indeterminada.
Dependendo de como você constrói o seu artigo ou post, pode gerar muitas vendas ao longo de anos. Isso seria financeiramente inviável com Ads.
5. Construção de relacionamento
Se o seu objetivo é apenas vender rapidamente, o tráfego pago é maravilhoso. Porém, se a intenção é acompanhar o cliente durante sua jornada de compra, o tráfego orgânico é fundamental.
Isso porque você reduz os custos de campanhas, conquista a confiança dos usuários e garante mais visibilidade.
SEO para conquistar o topo do Google
Basicamente, o SEO se divide em duas categorias: on-page e off-page. A primeira diz respeito diretamente à página que você deseja otimizar. Já a segunda é relacionada à uma parte mais técnica que leva em consideração aspectos que não dependem exclusivamente de você.
Para ter sucesso no Google, você precisa trabalhar o SEO on e off-page. Porém, nesse artigo, vamos ensinar como você pode melhorar suas páginas hoje mesmo. Siga nossas dicas para turbinar seus conteúdos.
– Qualidade:
O Google sabe quando um artigo é relevante e entrega informação qualificada, portanto, ele não perdoa aqueles que não têm nada a acrescentar.
Para um conteúdo ser indexado e bem posicionado nos resultados de busca, deve conter, essencialmente, algo que resolva o problema do usuário, ser relevante, ter ritmo e linguagem adequada, ser visualmente agradável e adaptado para dispositivos móveis, trazer links de referência, ter consistência, boa gramática e tamanho razoável (de 300 a 2.000 palavras, dependendo da complexidade do tema).
– Título do texto:
O objetivo desse título é convencer o leitor de que o seu material pode resolver o problema dele.
Ele deve ser atrativo, de fácil compreensão e com as palavras-chave certas para ter mais sucesso e ganhar mais cliques.
– SEO Title:
Esse é o que aparece para o usuário na página de resultados do Google. A ideia aqui é apresentar o assunto e atrair a atenção do leitor para clicar no post.
O SEO title deve ter até 60 caracteres, conter a palavra-chave, ser objetivo e possuir uma URL amigável.
Esse último quesito quer dizer que você precisa deixar, preferencialmente, todo o título aparecendo na barra de endereço.
– Heading Tags:
Elas vão ajudar a montar a estrutura do texto, pois são responsáveis por separar o conteúdo entre título principal (H1) e vários subtítulos (H2, H3, H4, etc.)
Essa hierarquização de temas e subtemas mostra para o Google que seu conteúdo apresenta escaneabilidade e orienta o usuário na hora leitura.
– O uso das palavras-chave:
Existem técnicas para posicionar essas palavras ao longo do texto para melhor seu ranqueamento porque o Google consegue analisar até isso.
Portanto, insira as palavras-chave no título do artigo, em subtítulos e ao longo do texto de uma maneira natural.
– Tempo de permanência na página:
O tempo de permanência na página tem muito a dizer sobre a qualidade do seu site, ou seja, não adianta ter milhares de visitantes no dia se eles apenas entram e saem rapidamente.
Fique de olho nos sinais e tenha sempre a certeza de que o conteúdo é interessante o suficiente para prender a atenção do leitor do começo ao fim.
– Linkagem interna:
Os links internos orientam o leitor a percorrer todo seu site de acordo com os assuntos relacionados. Por exemplo, durante o texto, inclua links de outros artigos do seu site para que o leitor possa saber mais sobre um determinado assunto e ficar mais tempo no seu endereço.
Para o Google, isso significa que o seu site é repleto de informações relevantes e, para o usuário, é uma chance de se aprofundar e de receber ainda mais conhecimento.
– Design responsivo:
Garantir uma boa navegabilidade para os dispositivos móveis é essencial hoje em dia. Afinal de contas, existem milhares de pessoas que acessam a internet através de tablets e de smartphones diariamente.
– Meta Description:
Meta description é aquele textinho que aparece logo abaixo do SEO Title com uma breve descrição do assunto.
É através dela que o usuário decide se o assunto pode ou não resolver os problemas dele.
Uma boa descrição deve ter até 150 caracteres e ser bastante clara sobre o conteúdo da página.
– Botões de compartilhamento:
Essenciais para que os usuários que gostarem do seu conteúdo compartilhem o material em suas redes sociais, dando ainda mais visibilidade para sua página.
Crie botões que direcionem o material tanto para o Facebook e Linkedin, como para e-mails e WhatsApp.
Pronto! Agora você sabe como otimizar suas páginas e turbinar o seu conteúdo para que o Google goste mais dele e coloque entre os primeiros resultados.
No próximo artigo, vamos falar sobre o SEO off-page e como fazer para que ele ajude você a ocupar o topo do Google também.
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