Marketing Sensorial significa, basicamente, usar os cinco sentidos para atrair e fidelizar os clientes. Saiba mais e veja como aplicar no seu negócio.
Você sabe o que é Marketing Sensorial? – Essa estratégia de Marketing Sensorial, quando bem aplicada, é capaz de estimular os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) dos clientes para criar uma atmosfera perfeita que desperta a atenção e o interesse.
Na prática, todos os sentidos podem ser estimulados em conjunto para despertar aquela sensação de necessidade de compra, promovendo bem-estar, desejo e o impulso.
Porém, também é possível escolher aqueles que fazem mais sentido para o seu negócio e utilizá-los na sua estratégia, percorrendo toda a jornada de venda.
Para os donos de e-commerce, por exemplo, não há razão para investir no tato, no olfato e no paladar. Por isso, prefira sempre adequar os sentidos que têm mais aderência com o seu negócio.
Para compreender melhor como o Marketing Sensorial funciona, devemos explicar os efeitos dele em cada sentido. Acompanhe!
O olfato no Marketing Sensorial
É muito comum a utilização de cheiros nessa estratégia, pois eles remetem facilmente à lembranças.
Marcas de alimentos e empresas que trabalham com oferta comida costumam fazer bom uso dos aromas para despertar a atenção nos clientes.
Mas, se você pensa que apenas empresas do ramo alimentício podem brincar com os cheiros, está muito enganado. A Melissa e a MMartan são campeãs nessa área.
O paladar no Marketing Sensorial
Sabia que até aquele cafezinho que você disponibiliza na recepção é uma estratégia de Marketing Sensorial?
Por isso, tente se destacar da concorrência. Use a criatividade para fazer da sua sala de espera ou do seu escritório uma experiência agradável que deixará marcas positivas na memória dos clientes.
A visão no Marketing Sensorial
Já sabemos que a identidade visual de um negócio ou de uma marca é essencial para cativar o público e gerar um rápido reconhecimento por parte dele.
Dessa maneira, é muito importante trabalhar com uma unidade na sua vitrine, na decoração e na disposição dos móveis para provocar diversas sensações de estímulo de compra.
O tato no Marketing Sensorial
O contato real com o produto faz toda diferença. Sentir o tecido de uma roupa, experimentar a maquiagem na própria pele, entrar em um veículo e tocar no volante são exemplos de ações que são desenvolvidas justamente para aguçar o estímulo do tato e dar um gostinho daquele produto para o cliente.
A audição no Marketing Sensorial
Criar uma atmosfera auditiva é uma ótima maneira de atrair e de fidelizar clientes. Por isso, aposte em playlists pensando no seu público.
Se você tem uma loja física, estude com cuidado como dispor as caixas de som com o objetivo de promover uma experiência única!
Exemplos de bom uso do Marketing Sensorial
● Nutty Bavarian
A empresa é especialista em usar o olfato a seu favor. Para proporcionar uma experiência sensorial ao seu público, a Nutty Bavarian não utiliza essências ou aromas especiais.
O cheirinho maravilhoso que exala dos seus quiosques é nada mais, nada menos do que as próprias castanhas saindo do forno.
● Lacoste
Para atrair o consumidor para suas lojas, a empresa aposta em um ambiente mais descontraído, com uma decoração que substitui os tradicionais manequins, dando lugar a painéis magnéticos, araras giratórias, adesivos coloridos no piso, equipamentos eletrônicos, etc.
● Apple
Quer aprender como usar os sentidos de uma forma incrível? Visite uma loja da Apple.
Ela oferece produtos com um design fino e elegante, conquistando os clientes pela visão. Também aplica aromas estratégicos que ajudam a identificar os itens. E, para finalizar, investem em dispositivos vibratórios que facilitam a vida de quem tem deficiência visual.
● Dunkin’ Donuts
A marca já chegou a instalar nos ônibus de Seul um dispensador de aroma com o cheiro dos seus cafés.
Todas as vezes que tocava alguma propaganda da marca na rádio do ônibus, o dispensador era acionado, despertando o olfato das pessoas.
Elas eram instigadas e começavam a desejar o produto por criar uma conexão forte com os quitutes oferecidos nas lojas.
Obviamente, as vendas cresceram mais de 30%. É genial, né?
Bônus: como aplicar o Marketing Sensorial em negócios online?
Nós falamos bastante sobre a aplicação do Marketing Sensorial em lojas físicas. Veja, agora, como é possível fazer uso da estratégia no meio digital também.
Certamente, o desafio é muito maior quando seu público não consegue sentir ou trocar o produto. Mas algumas ações práticas podem ajudar, e muito, nesse processo.
Preste bastante atenção nos quatro pontos abaixo para conseguir aplicar as dicas e sugestões de uma forma prática.
Afinal de contas, o Marketing Sensorial se refere à experiências. Isso significa que você consegue estimular os sentidos dos seus clientes mesmo à distância.
Para facilitar esse processo, saiba, primeiramente, quem é a sua persona, entenda como a sua marca pode e os seus produtos ou serviços podem solucionar problemas e sanar as dúvidas.
Com essas informações bem claras, tudo fica muito mais assertivo, tornando a aplicação do Marketing Sensorial em ambientes digitais cada vez mais fluida.
Você possui uma loja online ou comercializa seus produtos através das redes sociais? Ótimo! Use e abuse das dicas abaixo.
- Faça descrições detalhadas sobre o produto, com textos elaborados e criativos que consigam fazer o cliente imaginar a experiência;
- Invista no sentido da visão. Imagens bem produzidas e vídeos que tragam o produto em suas melhores condições e ângulos também podem estimular a compra;
- Considere a experiência do usuário. O e-commerce precisa ter um carregamento rápido, a facilidade de compra e pagamento é essencial e o layout precisa ser construído a partir do branding visual da empresa;
- Aposte em atendimento humanizado. A pessoa pode não ouvir a voz do atendente, mas ela precisa ser cativada e, se for o caso, recursos de voz podem ser acionados.
Se você chegou até aqui, com certeza, já sabe mais sobre Marketing Sensorial e aprendeu como usar a estratégia tanto em lojas físicas quanto em negócios digitais, certo?
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