Entregar o conteúdo para mais pessoas e estimular a interação delas com os posts é o sonho de consumo moderno. Aprenda como se tornar relevante!
Existem três métricas essenciais que toda marca, empresa ou negócio precisa acompanhar nas redes sociais: alcance, impressões e engajamento.
Saber diferenciar cada uma ajuda a trabalhar melhor as estratégias e a acertar o fluxo das postagens para obter mais visualizações, visitas, seguidores, curtidas, etc.
A seguir, vamos explicar certinho como essas métricas funcionam, porque são importantes e como melhorá-las.
Métricas importantes
Para verificar e acompanhar o sucesso da sua marca nas redes sociais, preste atenção nos três pontos abaixo.
Alcance
É a quantidade de vezes que alguém visualizou o seu post. Vale tanto para feed quanto para stories.
Impressões
Diz respeito ao número de visualizações do post. Por exemplo, um único perfil que acessou seu conteúdo diversas vezes no dia.
Engajamento
Nada mais é do que a somatória de várias ações. Faz parte dessa métrica a contabilização de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e até de cliques no link. Leva em consideração toda e qualquer interação do público com o post ou perfil.
Todos esses itens são essenciais para o seu perfil nas redes sociais porque são indicadores de que você está conseguindo atrair mais usuários e cativando a sua audiência a interagir com os seus conteúdos.
No fim das contas, esses números se convertem em vendas e mais lucros para a sua marca ou o seu negócio e oferta de serviços.
Para melhorar os índices das métricas acima, você pode investir em tráfego pago (anúncios e impulsionamento) ou no crescimento orgânico.
A primeira opção traz resultados mais rápidos, porém, a segunda faz parte de uma estratégia mais consistente.
Neste artigo você vai aprender a aumentar o alcance, as impressões e o engajamento de maneira gratuita. Aproveite!
Como aumentar o alcance orgânico
Alcance e Impressões são quase a mesma coisa. Normalmente, quando o conteúdo é entregue para mais pessoas, automaticamente, as impressões sobem. Portanto, vamos focar em alcance, ok?
Quanto mais pessoas acessando seu post, mais chances de interagirem com o conteúdo. Assim, sua taxa de engajamento aumenta.
Para aumentar as chances do material ser oferecido para muitos usuários, siga as dicas abaixo.
Vídeos virais
Obter sucesso na viralização de um vídeo é uma forma rápida e fácil de aumentar seu alcance nas redes. De acordo com o Social Media Today, os vídeos do Facebook obtêm 135% mais visualizações orgânicas do que as fotos.
Prova disso é o TikTok, né? Virou uma potência e tende a crescer ainda mais!
O poder dos influenciadores
Para garantir que o anúncio transmita credibilidade, é importante se atentar para escolher influenciadores que realmente tenham a ver com seu produto ou serviço.
Utilize o storytelling
Criar histórias nas redes sociais e atrelá-las aos produtos oferecidos pode ser uma forma rápida de cativar seu público e fazer com que ele se lembre de você futuramente.
Chatbot
A ferramenta de inteligência artificial possibilita à sua empresa um atendimento 24 horas por dia e 7 dias da semana, além de poder direcionar seus funcionários humanos para tarefas mais analíticas e menos mecânicas.
Enxergue as redes como uma ponte até o cliente
As redes sociais são uma oportunidade para se conectar e construir relacionamentos com seus clientes ao longo de todo o processo de compra. Use-as com sabedoria e você verá seus clientes retornando mais vezes para comprar seu produto.
Agende postagens
Com uma variedade de ferramentas no mercado, incluindo Mlabs, Hootsuite, Sendible, CoSchedule e mais, não há desculpa para não agendar suas postagens da melhor maneira possível para aumentar seu alcance orgânico.
Publique conteúdo diferenciado
Um conteúdo de qualidade é aquele que seus clientes gostem e tenham vontade de compartilhar com os amigos. No Facebook, por exemplo, quanto mais seu conteúdo for lido, mais ele será exibido. Para manter o engajamento diante das mudanças recentes no algoritmo, a variedade é o segredo do sucesso.
Vídeos ao vivo (lives)
Em redes sociais como Facebook e Instagram, ferramentas como lives têm o poder de gerar curiosidade nos usuários, estimulá-los ao clique e, consequentemente, aumentar o alcance orgânico do seu conteúdo. Use essa estratégia a favor do seu negócio.
Você pode, por exemplo, marcar dia e horário para a live. Assim, os seguidores serão avisados com antecedência e isso vai contribuir para o aumento do engajamento antes mesmo da transmissão acontecer.
Geolocalização nas postagens
O segredo aqui é você ser encontrado justamente por pessoas que estão pesquisando sobre sua região, buscando negócios locais ou até mesmo só dando uma olhada no que as pessoas que vão até o local publicam.
Uso correto de hashtags
Elas são uma grande oportunidade de seu negócio pensar de forma estratégica e alcançar o público certo. E não vale usar hashtags aleatórias. Quanto mais específicas e relacionadas ao seu negócio, melhor o engajamento com o público. Assim, você aumenta o alcance orgânico dos posts.
O ideal é que você utilize entre 5 e 10 hashtags que devem ser escolhidas levando em consideração o seu nicho.
Horário das publicações
Existem alguns horários “nobres” em qualquer rede social nos quais mais usuários estão conectados e você tem mais chances de alcançar seu público em potencial
Em geral, o Facebook tem um pico de acesso de segunda a sexta, das 12h até às 15h. Já o Instagram, o ideal pode ser das 8h às 9h, ou então das 12h até 13h, de segunda a sexta. Teste diferentes horários e verifique regularmente o alcance dos seus posts.
Como aumentar o engajamento nas redes sociais
Para vencer essa batalha, aplique essas técnicas que vão cativar os usuários, engajar a sua base e trazer mais seguidores.
Conheça a sua persona
Com a persona, você consegue identificar qual tom utilizar, sobre o que falar, ter uma abordagem pessoal e saber em quais canais os seus possíveis clientes estão, considerando tanto os seus gostos pessoais quanto os aplicados no meio digital.
Seja visual
Invista em publicações acompanhadas de GIFs, imagens e infográficos. Conteúdos visuais são bem mais atrativos e, em meio a tanta informação, fazem total diferença no feed de notícias.
Crie chamadas cativantes e com apelo emocional
Ao definir a sua persona, você vai entender os seus objetivos e as suas dificuldades, e nada melhor do que aproveitar o seu desejo com uma chamada emocional que vai ajudá-la a entender o problema que tem ou apresentar uma solução para ele.
Inicie os diálogos
Chame os seus seguidores para conversar. Faça jogos, pesquisas e questionários para aumentar o engajamento por meio de comentários. Vale desde uma pergunta sobre algo que está acontecendo no seu mercado até um quis.
Para conseguir mais seguidores e compartilhamentos, sorteie algum produto ou serviço e divulgue a sua marca para novas pessoas. Essa é uma ótima tática para um lançamento.
Interessante, né? Coloque em prática nossas dicas e veja seus conteúdos bombarem nas redes!
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