
Saiba qual a importância das palavras-chave para as suas estratégias de Marketing Digital e descubra porque deve investir em cauda de longa!
Dentro das técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) do Marketing Digital, as palavras-chave são de extrema importância, uma vez que ajudam o seu conteúdo a ser melhor indexado, bem ranqueado e a aparecer no topo do Google.
A seguir, vamos explicar o conceito de palavra-chave, a importância dela para o seu site e como usar na sua estratégia.

O que são palavras-chave
As palavras-chave ou keywords são os termos que o usuário digita no campo de pesquisa do Google quando deseja encontrar determinado assunto, produto ou serviço.
Elas podem ser compostas por uma ou mais palavras, dependendo de como a pessoa prefere fazer a busca. A intenção é obter respostas e solucionar seus problemas.
Portanto, as palavras-chave são a alma da busca. E para o seu conteúdo ser apresentado no topo dos resultados do Google, você precisa usá-las estrategicamente.
Ao definir uma palavra-chave para uma página, você apresenta para o Google que o seu conteúdo é relevante para o assunto daquele termo específico.
Assim, quando alguém digitar as palavras-chave que você escolheu, seu artigo ou produto será mostrado como um resultado relevante. O que aumenta seu tráfego e as chances de efetuar uma venda.
Existem dois tipos principais de palavras-chave que você pode usar no seu negócio que são:
- Head tail – definidas como palavras-chave gerais e têm volumes de busca enormes e muita concorrência. São compostas, normalmente por até dois termos de pesquisa.
- Long tail (cauda longa) – é uma definição criada por Chris Anderson. Apesar de trazer um volume de buscas menor, são mais específicas e geram visitantes mais qualificados. Afinal, os termos são mais específicos.

A importância delas
Resumidamente, são elas que mostram seu conteúdo para o mundo. Para o seu negócio, significa a diferença entre ser encontrado, lido, compartilhado e curtido ou simplesmente não ser acessado por ninguém.
Na Internet, o seu site ou blog enfrente, diariamente, uma competição gigantesca. Isso significa que saber definir uma estratégia de palavras-chave é o que vai levar o seu produto, a sua informação ou o seu serviço além dos concorrentes.
É através delas que o usuário vai decidir acessar o seu conteúdo ou seguir adiante nas buscas.
Por que usar palavras-chave de cauda longa?
Palavras-chave de cauda longa (que são compostas por mais de 3 termos) têm mais impacto do que termos genéricos.
Isso significa que elas podem ajudar a superar a concorrência, uma vez que são mais específicas.
Por exemplo, se você vende sapatos na internet. Ao utilizar somente as palavras-chave “sapato vermelho”, com certeza vai encontrar milhares de outras empresas fazendo o mesmo. Terá mais cliques no link, mas, possivelmente, não converterão em muitas vendas.
Por outro lado, se você usar as palavras “sapato vermelho com salto quadrado” terá menos visitas, porém, provavelmente, resultarão em mais vendas porque você terá um público mais qualificado, específico.
As palavras-chave de cauda longa refletem exatamente como as pessoas pesquisam na Internet. Por isso, ao utilizá-las, o Google apresenta aos usuários as informações certas para suas pesquisas.
Se você pesquisar “sapato vermelho de salto quadrado de couro″ é porque está procurando exatamente um produto com essas especificações, certo? O que nos leva a crer que, ao encontrar um conteúdo para essa busca, as chances de comprar são maiores.
É só lembrar que as pessoas, geralmente, fazem pesquisas por essas razões: querem aprender a fazer alguma coisa, ir a algum lugar, contratar algum serviço ou comprar determinado produto.
As palavras-chave de cauda longa têm taxas de conversão mais altas. Cerca de 36% a mais do que as palavras genéricas.
Mas não tem milagre, viu? O que elas fazem é solidificar seu tráfego de busca orgânico.

Não cometa esses erros!
1. Utilizar palavras-chave irrelevantes
Muitas vezes, as palavras-chave estão relacionadas com o conteúdo em geral, mas não têm aderência alguma com aquilo que você quer realmente transmitir. Prefira palavras-chave que mostrem o que você quer dizer, de forma clara e objetiva.
2. Escolher apenas palavras-chave de cauda curta (head tail)
Como já dissemos anteriormente, a concorrência para essas palavras é muito grande. Portanto, tente variar um pouco com as de cauda longa.
3. Focar em palavras extremamente específicas
Ao trabalhar assim, você foca em um público muito pequeno, o que pode não reverter em muitos benefícios para o seu negócio.
4. Não Monitorar as tendências
Busque sempre sugestões de novas palavras-chave e monitore aquelas que já estão sendo utilizadas. Revise seus textos e troque os termos se achar necessário.
Como encontrar as palavras-chave certas
Existem várias ferramentas que podem ajudar nesse processo. Conheça algumas delas agora.
Google Keyword Planner: é gratuito e ajuda a tomar decisões fundamentadas baseadas em dados. Basta colocar a palavra-chave primária que ele faz o resto.
SEMrush: uma das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave disponíveis no mercado.
Keyword Tool: depois do Google Keyword, essa é a segunda opção gratuita. É fácil de usar e entrega resultados de primeira qualidade. A função mais interessante dessa ferramenta é sua habilidade de pesquisar palavras-chave a partir de diversas fontes, como Google, Bing, Amazon, etc.
Google Trends: entrega tudo aquilo que as pessoas estão pesquisando na internet em tempo real. Apresenta estatísticas, dados e quantidade de vezes que um termo foi buscado.
Ubersuggest: lista, em ordem alfabética, sugestões de novas palavras-chave de acordo com o termo que você pesquisou.

MOZ: sugere novas palavras-chave e mostra as páginas melhor ranqueadas com essas palavras.
Long Tail Pro: você tem a oportunidade de gerar até 800 palavras-chave para cada palavra-chave primária. Essa ferramenta também mostra o que seus principais concorrentes estão fazendo.
SpyFu: se você deseja saber o que seus concorrentes estão fazendo em termos de buscas orgânicas e pagas, use essa ferramenta.
KeywordSpy: além das muitas funcionalidades para pesquisar palavras-chave, pode ser utilizado no rastreamento em tempo real.
Pronto! Agora você já sabe o que é palavra-chave, qual a sua importância, porque escolher as de cauda longa e como pesquisar quais são as melhores para o seu negócio.
O Marketing Digital, através do conteúdo e do SEO é capaz de ajudar você a gerar muitas visitas e, consequentemente, muitas conversões. Aposte nisso!
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