Essa é uma profissão nova no mercado que vem ganhando cada vez mais relevância no Marketing Digital. O social media é quem conecta a marca com a sua audiência através das plataformas online. Veja!
O que faz um social media? – Estamos passando por um período de avanços gigantescos no universo digital e percebemos a necessidade de estarmos sempre conectados com a nossa audiência.
Seja para vender produtos e serviços ou apenas para manter um relacionamento mais próximo com os clientes.
Nesse cenário, um profissional dedicado para compreender e acompanhar esse movimento é essencial.
Uma vez que é praticamente impossível pensarmos em uma marca que não possua canais de comunicação nas mídias sociais.
Seja um perfil no Facebook, no Instagram, no Twitter, no LinkedIn ou um blog, as empresas precisam estar presentes para observar o que é dito sobre elas e influenciar na tomada de decisão dos consumidores.
Sendo assim, o social media é o profissional estratégico que atua na elaboração de mecanismos e ferramentas que aproximam o negócio dos seguidores, consumidores e potenciais clientes.
Continue lendo para compreender melhor esse conceito e saiba quais são as habilidades procuradas em um excelente social media.
O que é social media
Também conhecido como Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão de uma ou de várias plataformas digitais, como sites, blogs e redes sociais propriamente ditas.
Por mais que a profissão tenha como base a publicação de posts e o relacionamento com usuários, existe um universo gigantesco de tarefas e de responsabilidades que além da internet.
A maioria envolve análises estratégicas e muita pesquisa. Por isso é tão importante entender a fundo o que faz esse profissional antes de contratar um ou de querer trabalhar com isso.
Muita gente acha que o trabalho de um social media é simples e que pode ser feito por qualquer pessoa que saiba mexer no Instagram ou no Facebook.
Porém, a principal responsabilidade de um social media é passar para o público a essência de uma marca. Os conteúdos, assim como a oferta do serviço ou produto são resultados de estratégia criada com o propósito de atingir e qualificar a audiência.
O que faz um social media
Se você pensa que a função desse profissional é só postar nas redes sociais, está muito enganado.
A publicação de conteúdo é apenas uma das várias responsabilidades do social media. Abaixo, listamos as principais tarefas que fazem parte do dia a dia dele para ajudar você a visualizar, na prática, como funciona o trabalho.
- Planejamento
Ele analisa e desenvolve as estratégias da marca, levando em consideração a persona, os concorrentes e os números internos, seguidos de todo o posicionamento e as diretrizes que serão seguidas nas redes sociais.
Assim, fica mais fácil na hora de desenvolver o branding, criar a identidade visual, estabelecer regras para realizar o diálogo com os seguidores e fazer todas as outras definições necessárias para dar início à execução.
Quando um post é criado, ele está alinhado a uma série de diretrizes que foram concebidas após muita pesquisa e análise de dados.
Então, podemos dizer que o conteúdo é resultado de uma base sólida construída após entender qual é a personalidade da minha marca, como ela vai conversar com o público, como serão escolhidas as melhores imagens e quais serão as interferências do design.
Nessa etapa entra a criação do calendário editorial que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Ele facilita na hora publicar os conteúdos a partir dos melhores dias e horários da página.
- Relatórios
O social media também é movido por números. Dessa maneira, é importante estabelecer um período regular para a elaboração e análise de relatórios.
Nos documentos devem constar várias métricas, como alcance, engajamento, comentários, curtidas, seguidores, directs e informações sobre gênero, cidade e idade do público.
Além de expor os números, o profissional deve fazer uma análise dos resultados. Está ruim? O que fazer para melhorar? Se está tudo ok, como crescer no período seguinte?
Hoje em dia, os canais de mídias sociais são vistos como uma das principais plataformas de atendimento. E quando não existe devido investimento na área, as reclamações sobre uma marca podem se transformar em um completo caos.
É preciso visualizar as redes sociais como os cartões de visita de qualquer negócio. Mais do que uma simples página na internet, existem pessoas reais que prezam por um bom atendimento e transparência, assim como na vida real.
Mercado de atuação do social media
Quer trabalhar com isso? Felizmente, essa área não se resume apenas em instituições corporativas grandes ou pequenas.
Muito pelo contrário! Esse profissional também pode trabalhar em agências de publicidade, agências digitais ou até mesmo atuar como freelancer.
É importante destacar que, apesar de ser uma atividade em ascensão, é também um segmento muito concorrido. Por isso, não se acomode! Mantenha-se sempre atualizado!
Facilitar a comunicação entre clientes e empresa, construir relacionamentos mais sólidos com a marca, disponibilizar conteúdos relevantes, criar estratégias promocionais criativas e aumentar a credibilidade e visibilidade da empresa na web são funções importantíssimas que exigem muito trabalho, dedicação e responsabilidade!
Viu só? O social media é um profissional estratégico que pode trazer muitos resultados positivos para a sua marca ou empresa.
E se você está pensando em atuar como um, lembre-se de que é um mercado concorrido, então, é preciso se destacar para ser um excelente profissional, ok?
Ah! Aproveite para compartilhar esse artigo com alguém que achava que social media era só alguém que fazia postzinho no Instagram. Com certeza ele também vai se surpreender!
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