Esse modelo de publicidade do Marketing Digital é muito vantajoso tanto para quem cria e comercializa um produto quanto para quem divulga e vende na internet. Saiba mais sobre o Marketing de Afiliados e aprenda como ganhar dinheiro com ele!
O Marketing de Afiliados nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, com a Amazon. E tem como objetivo promover e vender um produto ou serviço digital de algum empreendedor em troca de comissão.
Se você é produtor e quer aumentar seus ganhos ou deseja começar a divulgar infoprodutos de terceiros, o Marketing de Afiliados pode ser uma excelente alternativa para ganhar dinheiro sem sair de casa.
O afiliado precisa ter somente um site, blog ou rede social para conseguir oferecer os negócios. Não precisa pagar nada nem desenvolver alguma coisa. Para cada venda finalizada através de um link ou de um pixel, o afiliado recebe uma porcentagem. Isso é bem interessante.
Por sua vez, o produtor consegue ampliar a sua rede comercial, expandindo os lucros sem fazer esforço. Além de conquistar novos canais de distribuição e de impactar mais clientes.
Gostou, né? A seguir, vamos explicar certinho quais os benefícios, formatos desse modelo e como você faz para começar a ganhar dinheiro com isso.
Benefícios do Marketing de Afiliados
- É uma estratégia para obter renda extra no mês;
- Não precisa pagar nada por isso, pois a adesão às redes de afiliados é gratuita;
- É um tipo de marketing versátil que pode ser incorporado em qualquer plataforma digital;
- Uma via de mão dupla: traz benefícios tanto para quem vende o produto ou serviço tanto para o produtor de conteúdo;
- Tem um potencial grande para a venda;
- É um tipo de propaganda que não gera resistência na audiência.
Tipos de divulgação
- Custo por Clique (CPC)
O afiliado é remunerado por cada clique no banner ou qualquer outro tipo de publicidade que estiver sendo exibida em seu site, blog ou rede social. Aqui, o retorno financeiro do afiliado depende da qualidade e do desempenho da campanha do anunciante.
- Custo por Ação (CPA)
Nesse tipo não basta apenas clicar, o usuário precisa, necessariamente, executar alguma ação. Pode ser um cadastro, baixar um e-book gratuito, solicitar um orçamento ou efetuar uma compra. Nesse caso, o afiliado vai se envolver um pouco mais, pois deve convencer as pessoas de que a oferta é irrecusável.
- Custo por Mil Impressões (CPM)
Aqui, o anunciante paga um valor fixo para o afiliado quando a publicidade atinge mil visualizações. O CPM está diretamente relacionado ao número de impressões e de pageviews do site ou do blog. Assim, é ideal para quem tem muitos acessos em seu canal de divulgação.
- Custo por Venda (CPV)
Esse modelo é o melhor para quem está começando no universo do Marketing de Afiliados. Apesar de receber a comissão apenas quando a venda é finalizada através do seu link específico, é uma maneira segura e confiável de ganhar dinheiro, tanto para quem produz quanto para quem divulga os produtos.
- Custo por Formulário (CPF)
Aqui você só é remunerado se o usuário preencher um formulário do anunciante. A cada CPF registrado, o afiliado ganha um valor fixo.
Canais que podem ser utilizados
Confira, agora, quais são os melhores canais para divulgação e venda de produtos na internet.
Hoje em dia, ter um site ou um blog é essencial para qualquer pessoa que produza conteúdo na internet porque garante a liberdade editorial e de layout.
Diferentemente das redes sociais, esses canais não têm limite de caracteres, não passam por análise de conteúdo e podem ser personalizados com o objetivo de atrair uma audiência mais qualificada.
Sem contar que são muito úteis para quem deseja ser afiliado fazendo reviews de produtos porque permitem a utilização de argumentos visuais visando persuadir os usuários e para afirmar sua autoridade no assunto.
Redes sociais
Mesmo que você escolha ter um site ou blog, sugerimos que tenha uma estratégia nas redes sociais também. Nem que seja apenas para redirecionar a audiência para outros canais.
As mais utilizadas atualmente são Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok, Pinterest e Youtube.
E-mail marketing
Trata-se de uma estratégia simples e eficaz que mostra para as pessoas que você não está interessado apenas em ganhar dinheiro, mas, sim, em agregar valor, aprofundando os conhecimentos que esses usuários têm sobre o seu produto, serviço ou solução.
Passo a passo para ser afiliado
Você já aprendeu o que é Marketing de Afiliados e ficou interessado em começar a ganhar dinheiro com isso, não é mesmo? Então, siga nosso passo a passo e turbine sua renda mensal.
1. Escolha um bom programa
Pesquise bastante antes de escolher a empresa de afiliados para garantir que seu trabalho seja bem recompensado. No final desse artigo, listamos algumas opções bacanas que são muito interessantes e confiáveis.
Vale ressaltar que existem algumas práticas proibidas no mercado de afiliados, como os SPAMs, a venda de promessas inalcançáveis e o uso equivocado de ferramentas. Isso pode levar ao bloqueio da conta na Hotmart, por exemplo.
2. Escolha quais produtos divulgar
O segundo passo para se tornar um Afiliado de sucesso é escolher os produtos certos para a sua audiência. Se você tem um canal sobre veganismo ou de receitas low carb, não deve divulgar algo relacionado a churrasco e gordices, não é mesmo?
Vale lembrar que se os seus reviews não ajudam os usuários a resolverem os problemas e as dores que eles estão enfrentando, fica praticamente impossível gerar receita.
Conheça os produtos para conseguir anunciar com propriedade. Isso gera mais credibilidade e as pessoas passam a confiar no que você oferece. Sempre peça informações detalhadas ao produtor, pesquise sobre as avaliações dos consumidores e, se possível, solicite uma amostra.
3. Eduque sua audiência
Uma das melhores formas de convencer os possíveis compradores sobre a qualidade de alguma coisa é fazendo demonstrações em vídeo.
Também podem ser feitos webinários. Assim, os espectadores podem interagir e fazer perguntas que ajudarão você a entender quais são as reais necessidades deles para aprimorar a sua estratégia de vendas.
4. Trabalhe publicidade paga
Esse é o caminho mais curto para atingir a sua persona, mas, claro, sem abrir mão do seu trabalho orgânico.
5. Continue estudando e mantenha-se atualizado
A tecnologia está evoluindo muito rápido, portanto, mudanças acontecem constantemente. Por isso é necessário que você esteja sempre atualizado, estudando sobre Marketing Digital e as novas práticas do mercado.
Fique por dentro newsletters de conteúdo especializado em Marketing de Afiliados e sobre o seu nicho para absorver as informações mais relevantes ficar ciente das novidades.
6. Use gatilhos mentais em suas publicações
São técnicas muito usadas para induzir ou acelerar o processo de ação de compra do cliente que devem fazer parte da sua estratégia de divulgação.
Os principais e mais utilizados são:
- Urgência: use em ofertas que tenham prazo para encerrar. Ele é totalmente relacionado ao tempo;
- Prova Social: aqui entram os depoimentos e avaliações de clientes que validam que seu serviço ou produto funcionam de fato;
- Antecipação: o objetivo desse gatilho é gerar expectativa. Faça uma contagem regressiva e deixe o cliente ansioso pelo produto. Funciona bem em lançamentos;
- Escassez: quando você diz que o produto tem estoque limitado ou está esgotando;
- Novidade: faz com que as pessoas sejam estimuladas a buscar o produto por status, por reconhecimento ou até por, soluções de problemas.
7. Publique com frequência
Não existe uma regra, mas você pode, por exemplo, fazer um teste durante um mês. Publique todos os dias em horários diferentes para conseguir compreender a dinâmica do seu público.
8. Utilize uma linguagem apropriada
O tom de voz que você usa faz muita diferença na hora de falar com o seu público. Observe como ele se comporta nos comentários ou e-mails para adequar a sua maneira de interagir com eles.
9. Use Copywriting
É uma técnica utilizada para produzir textos focados, exclusivamente, na conversão de vendas de um produto ou serviço.
Existe muito material gratuito disponível na internet sobre isso, mas você também pode adquirir mais conhecimento em cursos ou através de livros específicos sobre o assunto.
Melhores plataformas
Conheça as melhores plataformas de afiliados para você utilizar sem medo!
É focada em infoprodutos de diversos nichos cujas comissões chegam até 80%. As campanhas podem ser feitas para qualquer país, aumentando o alcance e as vendas.
Destinada à compra e à venda de produtos físicos e digitais. Você pode escolher entre o tipos de comissões, como pagamentos recorrentes, remunerações progressivas ou venda única, por exemplo.
Para afiliados, existe a possibilidade de receber os valores referentes à comissão a partir de dois dias após a venda.
Venda online sendo um afiliado dos produtos da Braip. Cadastre-se e comece a vender online.
Conta com anunciantes, como Amazon, Lojas Americanas e Centauro. Você tem várias opções de canais para fazer o marketing que vão desde perfis e grupos em redes sociais, sites de cupons, E-mail Marketing, comparadores de preço, blogs e sites.
Você tem dúvidas sobre o Marketing de Afiliados ou deseja fazer uma sugestão? Deixe sua mensagem aqui nos comentários. Aproveita para compartilhar esse material com os amigos!
Deixe um comentário